sexta-feira, junho 30, 2006

Novo Link

Coloco hoje um novo link para um blog fantástico. Trata-se do Espreitador. Este blog é da autoria do PiresF, um verdadeiro cavalheiro, que respondendo a um apelo do Sá Morais de imediato correspondeu, adquirindo um livro por um valor superior ao pedido, para ajudar um pobre caozito que sofreu um acidente. Já conhecia o amigo Pires do blog A Sombra do Rui Semblano, ainda eu não tinha este meu blog. Agora mais recentemente encontrei-o no blog Ideiasfixas2 do amigo Sá Morais e achei que uma pessoa assim merece ser louvada. Por isso não deixem de visitar este excelente blog. O amigo Pires é também um escritor fantástico, podem verificar o que ele escreve n'A Rua dos Contos. O primeiro conto que lá surge, foi um conto que ele escreveu para participação num desafio de escrita com vários participantes, em que o mote era uma foto de um banco de jardim. Garanto-vos que se gostarem de ler, não vão ficar defraudados com os contos dos vários participantes. Leiam e deliciem-se.

Um grande Abraço,
Outsider.

quinta-feira, junho 29, 2006

Algo vai mal em Viseu

Em resposta ao pedido do aj fica aqui um link para uma projecção de slides que mostra que há muitas coisas que vão mal em Viseu. Sr Fernando Ruas, veja lá se resolve estes problemas, em vez de atirar pedras...

aj gostaria que se identificasse, se tiver um blog por favor divulgue-o.

Um Abraço.

quarta-feira, junho 28, 2006

À Pedrada...

Fernando Ruas incita a "correr fiscais à pedrada"

O presidente da Câmara de Viseu e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, desafiou a população do concelho a "correr à pedrada" os funcionários do Ministério do Ambiente que fiscalizam e multam obras feitas pelas juntas de freguesia.

"Arranjem lá um grupo e corram-nos à pedrada", incitou Ruas, anteontem, durante uma reunião da Assembleia Municipal de Viseu.

In JN


Não, não foi o Avelino Ferreira Torres que proferiu esta declaração. Mas parece... Foi o Presidente da associação nacional de municípios. Este incitamento à violência é no mínimo lamentável num cidadão comum, quanto mais em alguém com um cargo de responsabilidade.

P.S. - Kaos fico à espera do cromo para este senhor.

Afinal ainda existe altruísmo

Segundo homem mais rico do mundo oferece a fortuna

O segundo homem mais rico do Mundo, dono de uma fortuna de 43 mil milhões de dólares, resolveu desfazer-se da maior parte desse dinheiro. Warren Buffet vai doar 85% do que tem a associações de beneficência. E começou por fazê-lo simbolicamente, anteontem à noite, num encontro com o homem mais rico do Mundo, Bill Gates, a cuja fundação entregou uma carta de compromisso.

Os dois empresários americanos encontraram-se numa reunião-debate na grande biblioteca de Nova Iorque para falar do seu futuro humanitário comum, esperando também suscitar vocações. "Cá está", disse Buffet a Gates, antes de lhes dar um abraço.

A doação a Gates - de 31 mil milhões de dólares, equivalentes a 29 mil milhões de euros - permitirá à primeira fundação no mundo duplicar os seus fundos.

Warren Buffet entregou também um sobrescrito a outras quatro fundações, três delas geridas pelos seus próprios filhos. "Estes foram fáceis de assinar, limitei-me a assinar 'papá'", gracejou.

"É um grande dia para mim", disse o milionário. "Fui um felizardo. Sempre achei que isso devia regressar um dia à sociedade, e a minha família está de acordo comigo", declarou, dizendo-se inspirado desde sempre pelos capitães da indústria que se assumiram como grandes filantropos, como John Rockefeller.

Buffet explicou que seguia há anos a acção de Bill Gates, elogiando a sua paixão e empenho "pelo bem do maior número". "Então quando chegou o momento (de dar), foi evidente".


Bill Gates, cuja fundação deverá receber o essencial dos fundos dados por Buffet, qualificou a doação de "grande responsabilidade". Questionado pelo público quanto ao grande sonho que o casal espera realizar, a esposa de Gates, Melinda, apontou "uma vacina contra a sida". Já o marido evocou a erradicação de grande parte do "top 20 das doenças" actuais.

In Jn


Cá está um gesto bonito e que não é facil de fazer. Estamos a falar de doar qualquer coisa como 36.550.000.000 de dólares, ou seja aproximadamente sete mil milhões de contos. Apraz-me ver que ainda há filantropos e pessoas dispostas a doar fortunas para o bem da humanidade.

terça-feira, junho 27, 2006

Contagem dos desafios (até ao 10)

E a classificação dos primeiros 10 desafios é a seguinte:

Kaos - 5 respostas certas

Sá Morais - 2 respostas certas

Rui Martins - 1 resposta certa

Dae-su Oh - 1 resposta certa

Pessoa - 1 resposta certa

Estou a preparar novos desfios fiquem atentos...

segunda-feira, junho 26, 2006

Pouco Tempo

Boa dia a todos. Este foi mais um fim de semana, em que nem cheguei perto do computador. Sábado, foi o dia de curar a ressaca do S. João, com um jantar de despedida de solteiro, resultado, ressaca para Domingo. Domingo: festejo do segundo aniversário de casado. Assim sendo não pude ir ao computador este fim de semana. Hoje de manhã, reunião a manhã toda. Só agora tive tempo para escrever estas poucas linhas. Prevejo uma semana complicada, visto ser a última semana do mês. Peço que me perdoem se os posts e comentários nos vossos blogs que tanto gosto de fazer, forem poucos.

Só uma palavrinha de apreço pela selecção, num jogo de Rugby, com um árbitro com o cérebro afectado por torturas da KGB, os nossos jogadores foram uns heróis. Contra a falta de fair-play das laranjas, respondemos com garra e coração. Parabéns Portugal, Maniche mais uma vez em grande. Vamos lá, já esprememos as laranjas, agora vamos comer os bifes, dar um sambinha aos brasileiros e derrotar a gestapo na final. Força Portugal!!!

sexta-feira, junho 23, 2006

Festa de S. João!!!

Festa cíclica, de raiz pagã, que assenta, fundamentalmente em “sortes” amorosas, encantamentos e divinações que se devem relacionar, por um lado, com o casamento, a saúde e a felicidade, mas que andam também estreitamente ligadas aos antigos cultos pagãos do Sol e do fogo e às virtudes das ervas bentas, ao orvalho, às fogueiras, à água dos rios, do mar e das fontes.

Quem saltar a fogueira na noite de S. João, em numero ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males.

Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de S. João curam certas doenças de pele. Para certos males, são benéficos os banhos que se tomem na manhã do dia de S. João, mas antes do Sol nascer. No Porto, os que se tomavam nas praias do rio Douro ou nos areais da Foz, valiam por nove...

As orvalhadas têm a ver com a fecundidade. Uma mulher que se rebole de madrugada sobre a erva húmida dos campos (“...para tomar orvalhadas / nos campos de Cedofeita”) fica apta para conceber. Segundo um conceito antigo as orvalhadas eram entendidas como o suor ou a saliva dos deuses da fertilidade. Uma outra velha tradição assegura que os namoros arranjados pelo S. João são muito mais duradouros do que os que se formam pelo Carnaval “que não vêm chegar o Natal..."


Quanto a esta última informação, posso garantir que é verdade... Conheci a minha mulher na noite de S. João, faz hoje 11 anos. Começamos a namorar 2 dias depois e estamos juntos desde então. Casamo-nos no dia em que fizemos 9 anos de namoro faz depois de amanhã 2 anos. Parece que o S. João é bom para os casais...

Quanto aos festejos de hoje, vamos à sardinhada, muito bem regada e depois vamos mandar o balão enorme que comprei, espero que não arda... Depois ficamos na borga até às tantas, porque já não tenho paciência para ir para o meio da confusão ver o fogo e andar à martelada (já fui muitos anos, agora quero é estar descansadinho)... Mas se for a primeira vez que vêm ao Porto no S. João, aconselho a ir para a Ribeira ver o fogo(é lindissimo) e depois é só andar à martelada, garanto-vos que é muito divertido. Cuidado com os alhos porros!
Bem vou preparar-me para acender o fogareiro e começar a assar as sardinhas e no entretanto beber umas cervejinhas, porque isto de estar à beira do calor do fogareiro dá muita sede... :)
Um grande Abraço.

Os cangurus estão quase a conseguir...

Austrália é responsável pela crise

A crise política timorense continua ao rubro. O presidente ameça demitir-se se o primeiro-ministro não o fizer. Mas afinal o que se passa neste jovem país, rico em petróleo e gás natural mas, ao mesmo tempo, o mais pobre da região?
Alfredo Assunção, general na reserva, chefiou o Estado Maior das forças da ONU em Timor-Leste entre 2000 e 2001 e não tem dúvidas "A Austrália está na origem desta, como de anteriores, crises no país". E acrescenta: "A diferença é que agora conseguiram quebrar a união entre Xanana Gusmão e Mari Alkatiri".


JN: A crise que Timor-Leste vive actualmente espanta-o?

Alfredo Assunção: Não. De modo nenhum. A minha experiência, em função da actividade que desempenhei no quadro da ONU, com todas as partes envolvidas, permite-me concluir que, mais cedo ou mais tarde, algo deste tipo ia acontecer.E o que levava a antever essa situação?
A Austrália é, como sempre foi desde que Timor-Leste se tornou independente, o principal inimigo do país. A coberto de um estranho conceito estratégico de segurança regional, sempre quis controlar tudo e todos. Até agora, não o tinha conseguido na totalidade porque Xanana Gusmão e Mari Alkatiri estavam unidos. Ao quebrar essa união, abriu caminho para tomar conta do país.


Timor é um risco para a segurança regional?

É o que eles alegam, como se fosse possível Timor-Leste pôr em perigo, agora como no futuro, a segurança regional. Na verdade, como sabem o Governo português e as Nações Unidas, o que preocupa (ou interessa) aos australianos é o petróleo e o gás. Ora, para controlar essas enormes fontes de riqueza, nada melhor do que estarem fisicamente presentes e controlarem numa atitude colonialista todo o sistema político-governativo do país.


Por outras palavras, afastar o primeiro-ministro?

Afastar este primeiro-ministro ou qualquer outro que, como Mari Alkatiri (apesar dos erros cometidos) ponha os interesses dos timorenses acima da ambição dos vizinhos - neste caso da Austrália.


Então a questão das armas, dos "esquadrões da morte", não tem consistência?

É, pelo menos, suspeita. Parece-me que só por si não justifica tanto alarido e muito menos a exigência da demissão do primeiro-ministro e a ameaça de auto-demissão do presidente. Há algo que não bate certo.


Qual é o elo que falha?

Quando estive em Timor-Leste uma segunda vez, Junho de 2003, estava a ser criada o GDR (Grupo de Desdobramento Rápido) que era uma unidade especial de combate exclusivo a actividades subversivas, sobretudo vocacionada para controlar as milícias pró-indonésias. Essa força tinha a aprovação tanto do presidente da República como do primeiro-ministro e, tanto quanto creio, é a que agora é apresentada como a força que visava eliminar adversários políticos.


Então foi, digamos, mais um facto "fabricado"?

Provavelmente. Mas que resultou, lá isso resultou. A divisão criada no seio dos militares abalou o país mas não quebrou a sintonia entre Xanana e Alkatirir. A suposta segregação entre timorenses de lados diferentes da ilha (de que nunca ouvi falar) também abalou, mas não passou disso. Finalmente conseguiram um motivo para o presidente se afastar do primeiro-ministro...


Quem conseguiu?

Os australianos. Quem mais está interessado em ser dono e senhor das riquezas de Timor-Leste? Os australianos. Apenas eles.

In JN


Parece que finalmente os cangurus estão a conseguir o que querem. Basta vermos a opinião deste general português que esteve no terreno e sabe do que está a falar.
Ao que parece o Xanana fraquejou, ou será que está mais preocupado com os seus próprios interesses... Ao fazer o que fez, está no bom caminho para criar uma nova crise. E os Cangurus aplaudem...

quarta-feira, junho 21, 2006

Vamos fazê-los comer os Sombreros

Hoje apetece-me dar uma forcinha a Portugal. Por isso vamos vamos servir aos mexicanos um cozidinho à Portuguesa e fazê-los comer os Sombreros de desilusão pela derrota.

Deixo-vos um belo exemplo de um apoiante fervoroso da nossa selecção, bem à Portuguesa...



Mas não temos só fãs gordos, também temos belas fãs...



Assim sendo, Força Portugal!!!!! Vamos lá ganhar isto e beber umas margueritas para comemorar a Vitória.

Cimeira Euro Americana

Bush chega à Europa para renovar aliança transatlântica

A União Europeia (UE) vai hoje pressionar os Estados Unidos para encerrar a prisão de Guantánamo, explicar-se sobre os voos secretos da CIA e acabar com a sua política de vistos a duas velocidades para os cidadãos comunitários. (Notícia completa aqui)

In Público


Parece-me que esta cimeira vai ser semelhante à cimeira Europeia. Vão falar, falar, falar e não vão fazer nada... Vai ficar tudo na mesma com o Bush a passear a sua arrogancia e ignorancia nas barbas dos Europeus. E eu vou ficar chateado...

terça-feira, junho 20, 2006

Desafio 12 Outminder



Qual a marca e o modelo deste carro?

Solidariedade

Trabalhadores da GM de Saragoça não querem produzir Combo

Os trabalhadores da fábrica de Saragoça (Espanha) da General Motors (GM) decidiram tomar uma posição junto da empresa, afirmando que não querem receber a produção do modelo Combo na indústria espanhola, se isso implicar o encerramento da unidade portuguesa da Azambuja. Segundo o porta-voz da Comissão de Trabalhadores (CT) da fábrica de Azambuja da GM, esta posição foi aprovada na semana passada, ao mesmo tempo que os funcionários da fábrica espanhola decidiam realizar, hoje, uma greve de duas horas por turno, em solidariedade com os operários portugueses do grupo.

In Público

É bonita esta demonstração de solidariedade dos operários espanhois para com os operários Portugueses. Nos dias de hoje são raras as vezes em que se assiste a algo semelhante. Mesmo que seja por algum receio de aumento de trabalho não deixa de ser louvável a atitude dos operários Espanhois.

segunda-feira, junho 19, 2006

Fim de semana de perguiça

Este fim de semana andei afastado dos blogs, quase não fui ao computador e assim não coloquei posts nem comentei em nenhum dos vossos blogs (tirando um comentário nos quizs do Sá Morais, não consigo resistir a um bom desafio...), por isso peço-vos desculpa.

Verifiquei que foi um fim de semana com debates acesos. Preocupa-me o facto de se duvidar da existencia do holocausto. Isto é muito mau. O esquecimento e a negação são o primeiro passo para que aconteça algo de semelhante. Daqui a pouco duvida-se da existencia da inquisição, dos campos de morte do Cambodja, dos Goulags, etc... Não pode ser.

A nossa selecção ganhou e ganhou bem. Com Deco, Costinha e Maniche em campo a selecção foi outra coisa, chegou a entusiasmar e já mostrou bom futebol, parece que estamos no bom caminho, a ver vamos. Força Portugal!!

Vi também os dois episódios do lost que passaram no Domingo à tarde. A história avançou mais um pouco. Descobriu-se que Henry afinal não é balonista, mas faz-se passar por um balonista que caiu na ilha e que se chamava Henry... O que mais me intrigou foram os planos que apareceram numa das portas estanques da estação Cisne, só visíveis com luz negra, enquanto Locke estava preso na porta. Pareciam os planos de várias estações convergindo para uma estação central com um ponto de interrogação. Quanto a isto vou esperar pela análise microscópica que o Rui Martins de certo vai fazer no Quintus.

Este fim de semana fiz mais um mergulho no sábado de manhã. Um mergulho fantástico ao largo de Leixões numa embarcação naufragada, já partida aos bocados. Este mergulho na "Draga da Madalena" foi um dos melhores mergulhos que já fiz. Além dos destroços, vi cardumes de fanecas, congros enormes, sapateiras, santolas, um lavagante gigantesco e vi um polvo fundir-se com o ambiente que o rodeava. É impressionante, a rapidez com que o polvo muda de forma e cor. O polvo nadou até um dos destroços, colou-se a ele e em dois segundos mudou de cor e de forma ficando igualzinho à parede onde estava. Se eu não o tivesse visto a chegar lá e a mudar nunca o encontraria. O polvo é mesmo o mestre do disfarçe. Passados 40 minutos acabou-me o ar, bolas!!!! Estava tão bem cá em baixo...

Assim, neste fim de semana desleixei-me e não andei na blogosfera. Perdoem-me. Mas já estou de volta!!

Um grande Abraço.

sexta-feira, junho 16, 2006

Selo do Carro

Há um milhão de veículos a pagar o dobro pelo "selo do carro"

O número de automóveis que se está a acumular, desde 1996, no 1.º escalão do chamado "selo do carro" é já superior a um milhão. Tudo porque o cálculo deste imposto deixou de ser feito em função da idade, não permitindo, por isso, que os carros vão passando para escalões mais baratos à medida que "envelhecem". Esta mudança fará com que os veículos entre 1000 e 1750 de cilindrada (que são a maioria) paguem, este ano, mais cerca de 14 milhões de euros de "selo" do que pagariam se as regras não tivessem sido alteradas.

De acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal, entre ligeiros de passageiros e todo-o-terreno, venderam-se em Portugal 227 911 veículos, em 1996, 226 593, em 1997, 267 170, em 1998, e 297 670, em 1999. Juntos, estes carros somam mais de um milhão e como não podem sair do 1.º escalão - que passou a integrar todos os que têm matrícula posterior a 1995 - pagam, na prática, o dobro do que pagariam se o cálculo do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV) não tivesse sido alterado.

Se se tiver em conta que cerca de 70% dos carros têm cilindradas entre os 1000 e os 1750, um exercício simples permite constatar que, pelas regras anteriores a 2002 (que tinham por referência a idade), o milhão de carros que se mantém "retido" no escalão mais caro pagaria este ano pelo "selo" perto de 13 milhões de euros. Mas pelas regras agora em vigor, os donos daqueles carros vão efectivamente desembolsar qualquer coisa como 27 milhões de euros.

In Jn


Mais uma medida para nos meter a mão no bolso... Mas, por outro lado não posso discordar da ideia de que os carros mais antigos, logo mais poluentes, paguem menos do que os mais recentem que poluem menos. Estou num impasse, não sei se hei-de concordar ou discordar da medida. Mas que me cheira a mais uma medida de encaixe extraordinário cheira... E vocês o que acham?

Censura no Futebol

O Mundial'2006 é o campeonato do Mundo perfeito. Enquanto o planeta discute ética e deontologia, os limites do compromisso com as fontes e a independência dos jornalistas, as televisões aceitaram que a FIFA retocasse os jogos antes de lhos dar. Não há repetições dos casos duvidosos, não há imagens das invasões de campo, não são filmadas tarjas de índole alguma, mesmo que consigam escapulir-se aos SS, e ontem nem sequer houve a máscara de homem-aranha amarelo que Kaviedes enfiou na cabeça para festejar o terceiro golo do Equador. Só em diferido. O Mundial'2006 é o Portugal sem suicídios do antigo regime. O futebol passa por uma desinfecção cuidadosa antes de nos chegar a casa. Mas as pessoas não se opõem grande coisa a estas restrições pedagógicas. Lá no fundo talvez acreditemos todos que os nossos meninos e meninas, quando crescerem, hão-de encolher os ombros e saber ser superiores às decisões dúbias da arbitragem, porque aprenderam nos Mundiais de futebol. E também não hão-de entrar nos relvados durante os jogos nem usar as transmissões para pedir a namorada em casamento ou estender um lençol para dizer que moram em São Pedro da Cova. E usar máscaras, mostrar os mamilos ou dar um beijo de língua no capitão de equipa para festejar um golo está fora de questão a partir de agora: a FIFA não admitirá que as pessoas voltem a aproveitar-se do futebol. Só ela. Perante a compreensão que estas medidas recolhem, percebe-se que o seleccionador e os jogadores da selecção façam tanto espalhafato só porque a Imprensa achou que jogaram mal contra uma equipa formada em grande parte por futebolistas desempregados e das segundas divisões. Se o Mundial tem de ser perfeito para tanta gente, porque não hão-de também eles usar um pouco de pó de arroz? Mais um pouco, quero dizer.

José Manuel Ribeiro
In O Jogo

A censura chegou ao futebol. Não há repetição dos lances duvidosos? Não são mostradas tarjas? Isto está a ficar preocupante. A FIFA está a usar o lápis azul muito ao estilo do antigo regime...

quarta-feira, junho 14, 2006

Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935)


Sou um evadido.
Logo que nasci
Fecharam-me em mim,
Ah, mas eu fugi.

Se a gente se cansa
Do mesmo lugar,
Do mesmo ser
Por que não se cansar?

Minha alma procura-me
Mas eu ando a monte,
Oxalá que ela
Nunca me encontre.

Ser um é cadeia,
Ser eu é não ser.
Viverei fugindo
Mas vivo a valer.

Fernando Pessoa

Ontem cometi a falha de não recordar o nascimento de Fernando Pessoa a 13 de Junho de 1888. Fica aqui um poema dele, em sua memória. Ele morreu mas a sua poesia fá-lo viver em todos nós quando a lê-mos...

Desafio 11 Outminder


Que jogo é este? Muuuuito fácil. Qualquer jogador de spectrum conhece este jogo.

Blog Tribunal

Foi criado um novo blog, o blog Tribunal pelo dml. O dml é meu irmão e ganhou o bichinho da blogosfera através de mim. Assim sendo, "famille oblige" cá está a divulgação. Aviso-vos desde já que ele é irreverente e temperamental e de certeza que vão haver posts polémicos. Mas o que seria da blogosfera sem diferenças de opinião, debate de ideias e ideais e sem irreverência?...
Desejo as maiores felicidades a este novo blog.
Bem vindo à blogosfera!!! Que sejas tão bem recebido como eu fui.
Um Abraço.

terça-feira, junho 13, 2006

Desafio 10 Outminder


Que jogo é este? Esta é para o Dae...

segunda-feira, junho 12, 2006

Desafio 9 Outminder



Que mota é esta?

domingo, junho 11, 2006

Sábado subaquático

Olá a todos. Este sábado não vim à net pois fui para Espanha fazer uma das coisas que mais gosto, mergulhar. Mais concretamente fui para o Grove, perto de Sanxenxo, na Galiza. Aqui existe uma ria enorme, cheia de bateiras (viveiros de mexilhões), com muitos pontos de mergulho. Levantei-me às 5:30 da matina e lá fui eu. Às 10:00 já estava debaixo de água, ahhh, que saudades disto aqui em baixo. A calma, o som do mar, a ausencia de peso, a vida marinha, é uma sensação que só estando lá se pode apreciar, não dá para descrever por palavras. Acreditem em mim, mergulhar é fantástico.
Mas apesar de estar em Espanha e de estar debaixo de água, não deixei de mostrar a nuestros hermanos que sou Português, como podem verificar na foto.



Debaixo de água ficamos com um aspecto, um pouco ridículo, mas vale bem a pena. Cá estou eu a posar para a foto.



Além disso, vemos sempre coisa lindissimas, no seu habitat natural, o qual respeitamos com afinco. Uma das regras de ouro dos mergulhadores é andar no mar como se fossemos uma sombra, ou seja, estamos lá mas não mexemos em nada, apenas vemos. Vejam este nosso amigo que fez o favor de ficar quietinho, para eu lhe poder tirar a foto.



Foi um dia fantástico cheio de diversão. Cheguei a casa à noite muito cansado, mas muito satisfeito.
Foi esta a razão pela qual ontem não vim ao meu blog nem fui aos vossos. Mas, acho que me perdoam, não perdoam?

Um grande Abraço.

sexta-feira, junho 09, 2006

O que interessa é ser campeão do mundo...

Título vale gorjeta de 275 mil euros

Portugal pagará 275 mil euros a cada um dos 23 jogadores da selecção se erguerem a taça de campeões do Mundo, a 9 de Julho, em Berlim. O prémio é generoso, mas, ainda assim, não chega a metade da maior recompensa, os 570 mil euros que a Espanha oferece aos seus futebolistas em caso de triunfo na Alemanha.
A maioria das 32 selecções presentes no Mundial 2006 já acertou contas com as respectivas federações, verificando-se que a Arábia Saudita é a única que paga em géneros: na remotíssima possibilidade de ganharem o Campeonato do Mundo, os jogadores sauditas serão gratificados com casas, iates e carros...
Segundo a France Press, a Real Federação Espanhola é a que dá o prémio maior. Se Raúl Gonzalez, Cesc Fabregas, Xavi e outros Torres conseguirem fazer o que "nuestros hermanos" sonham há décadas, o prémio individual ascende a 570 mil euros.
Bela gorjeta está também destinada a David Beckham e companhia: a FA, federação inglesa, recompensa cada um dos 23 seleccionados por Eriksson com 450 mil euros se vencerem a taça que o futebol inglês não ganha há 40 anos, desde que o torneio se realizou lá na Velha Albion, em 1966.
No pódio das gratificações mais ricas surge, ainda, a Coreia do Sul. A selecção do país co-organizador do último Mundial, apresenta-se cheia de ambição e quer fazer melhor do que em 2002, quando chegou às meias-finais. Além da motivação desportiva, a federação do país asiático motiva os jogadores acenando-lhes com prémios individuais de 410 mil euros.
A recompensa dos alemães, organizadores do torneio, é bem mais modesta. Cada jogador germânico receberá 300 mil euros em caso de triunfo da Mannschaft na final de Berlim.
Comparada com todos estes prémios e vistos outros mais pudicos, a gratificação oferecida aos portugueses não envergonha a federação de Gilberto Madail.
A Itália, por exemplo, pagará 250 mil euros em caso de vitoria da "squadra azzurra". A França recompensa com 240 mil euros se os "Bleus" conseguirem repetir o triunfo de 1998. E o Brasil acertou com Ronaldinho e companhia pagar-lhes "só" 157 mil euros pelo "hexa".

In Jn


Está visto, não falta aí dinheiro para ser mal gasto. Estes senhores que já ganham tão mal poderão ainda ganhar um balurdio, se forem campeões do mundo. Claro que para eles um prémio de 275000€ é apenas um pequeno brinde, face ao dinheiro que ganham, provavelmente servirá para comprarem mais um carrito... Isto choca-me, pois há pessoas no mundo a morrer de fome e a precisar de cuidados médicos, mas nada disto interessa, o que interessa é a alegria de ser campeão do mundo... Eu gosto muito de futebol, mas há coisas que me chocam e esta é uma delas. Se a selecção portuguesa ganhar, o total do prémio envolvido para os jogadores é de 6.325.000€... Ora num país em recessão como o nosso e com tanata gente necessitada, acho que este dinheiro poderia ser mais bem empregue... Mas como já disse os pobres e necessitados não interessam, o que interessa é ser campeão do mundo!
A afirmação do jornalista quando diz que "Comparada com todos estes prémios e vistos outros mais pudicos, a gratificação oferecida aos portugueses não envergonha a federação de Gilberto Madail.", para mim é ridicula. Este prémio envergonha-nos a todos como cidadãos portugueses, pois em vez de servir para ajudar os necessitados, serviria para comprar uns carritos de luxo e outras coisas superfluas, que nada de bom trazem à sociedade. Por isso eu digo: Tenham vergonha!!!

quinta-feira, junho 08, 2006

Para não ser sempre sério... Um post a brincar

Hoje recebi este e-mail bastante divertido...

A toda a sociedade PORTUGUESA

Precisamos da sua ajuda!!!Um Comando Guerrilheiro raptou um grupo de deputados do: CDU, PS, PSD, CDS, BLOCO ESQUERDA, OS VERDES...
Estão a solicitar 100.000.000 € pela sua libertação.
Se não for cumprido em 24 horas, vão banhá-los com combustível e queimá-los vivos.
Estamos a organizar uma colecta e necessitamos da sua ajuda !!!!!!

Veja o que conseguimos até agora:
-580 litros de Gasolina Aditivada
-320 litros de gasolina 98
-125 litros de Gasóleo
-175 de gasolina convencional
-38 caixas de fósforos e...
-21 isqueiros
Não mandem álcool, pois o mesmo pode ser consumido pelos deputados. Aceitam-se também botijas de gás.

Se apagar essa mensagem, é porque não tem coração...por favor, leia e ajude, PORTUGAL PRECISA DE SI !!!

quarta-feira, junho 07, 2006

A maior Central Solar do Mundo

Serpa recebe a maior central solar do Mundo

A General Electric (GE), a PowerLight Corporation e a Catavento lançaram, ontem, em Brinches (Serpa), a primeira pedra daquele que é o maior projecto de energia solar fotovoltaica do Mundo. A unidade alentejana dispõe de capacidade produtiva de 11 megawatts (52 mil painéis solares), ocupará uma área de 60 hectares (34 dos quais de superfície fotovoltaica), num investimento de cerca de 58 milhões de euros (75 milhões de dólares). Voltada a sul, a Central Solar de Serpa, que tem prevista uma capacidade de vida de 40 anos, ficará instalada em terrenos que se manterão agrícolas, devendo estar em plena laboração em Janeiro do próximo ano, contando a GE que, no próximo mês de Outubro, já possa ter parte da potência ligada à rede de distribuição, servindo uma população de cerca de oito mil pessoas.
Segundo Mário Armero, presidente da GE na Península Ibérica, "este projecto constitui um grande passo no crescimento no sector das energias renováveis". "Serpa vai ser o ponto de partida para o desenvolvimento de outros projectos de energias renováveis em Portugal, adiantou ainda Mário Armero. Por seu turno Piero Dal Maso, da Catavento, disse que o projecto só foi possível porque "o Governo criou um tarifário de 31 cêntimos Kwa/ hora".
Já Miguel Barreto, da Direcção-Geral de Energia, afirmou "Vêm aí mais projectos a seguir a este, que nos permitirão ser um dos maiores produtores per capita da Europa, ao nível das energias renováveis".

In Jn


Cá está uma medida que me apraz e com a qual estou completamente de acordo. Congratulo-me por investirmos nas energias renováveis e irmos ter a maior central solar do mundo. Já tinhamos iniciado o bom caminho com a energia eólica e agora continuamos na boa senda das energias renováveis. No meio de tantas noticias de medidas muito más ao menos uma boa. Este é que é o futuro. Continuo a dizer: Nuclear, não obrigado! Como se pode ver passamos muito bem sem o nuclear, basta haver mais medidas deste tipo.

terça-feira, junho 06, 2006

Dia Mundial do Ambiente

Projecto ensina mais de mil crianças no Porto a gerir e valorizar a água
05.06.2006 - 16h04 Lusa

Mais de mil crianças do Ensino Básico participaram este ano lectivo no projecto “Mil Escolas”, que envolveu a comunidade escolar na gestão e valorização da água e zonas ribeirinhas locais, anunciaram hoje os promotores.
Organizado pelas Águas do Douro e Paiva (AdDP), empresa responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água ao Grande Porto e Vale do Sousa, o projecto dirigiu-se a alunos entre os seis e os 12 anos e envolveu ainda cerca de 150 professores.
Segundo adianta a empresa em comunicado, implicou um investimento de 120 mil euros no desenvolvimento de projectos e na distribuição de computadores e manuais para professores e alunos.
O objectivo foi apoiar, com meios técnicos e financeiros, o desenvolvimento de projectos educativos nas escolas, tendo sido efectuadas acções de formação aos professores e dinamizadas acções lúdico-pedagógicas para alunos e professores.
As escolas participantes foram seleccionadas através de um concurso, lançado em Setembro de 2005 junto dos estabelecimentos públicos e privados do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico dos 18 municípios onde actua a AdDP.
Durante o desenvolvimento dos seus projectos, as escolas contaram com um técnico especializado para acompanhamento das suas actividades e visitas de campo, tendo algumas das escolas patrocinado palestras ou outras actividades junto das respectivas comunidades no âmbito dos princípios da Agenda 21 Local e da Agenda 21 Escolar.
Para celebrar o encerramento do projecto, os cerca de 300 alunos do 2º ciclo e 800 alunos do 1º ciclo participantes estão reunidos, durante a manhã e tarde de hoje, respectivamente, no Museu de Serralves, no Porto.


Ontem cometi uma falha grave. Não referi o dia Mundial do Ambiente. Se a minha mulher sabe, bate-me... É que ela é licenciada em Ciências do Ambiente e ambientalista convicta.
Foi ela a gestora deste projecto mil escolas e foi ela a técnica especializada que acompanhou as escolas nas actividades, visitas de campo e nas palestras.
Por isso faço aqui o mea culpa por não ter referido o dia Mundial do Ambiente, mas também com o ênfase que foi dado pela comunicação social a este dia, era fácil não me lembrar...

segunda-feira, junho 05, 2006

Desafio 8 Outminder



Que construção é esta?

No time, no posts

Olá a todos, este mês vai ser um mês de trabalho complicado para mim, por isso vou estar afastado da net.
Peço-vos que me perdoem se não colocar posts regularmente. Vou tentar pelo menos colocar um postzito todos os dias. Se não conseguir já sabem a razão.
Um grande Abraço,
Outsider

sábado, junho 03, 2006

Desafio 7 Outminder


Qual o nome do fabricante e modelo deste avião?

Desafio 6 Outminder



Qual é a marca e o modelo deste automóvel?

Para utilizar raciocínio lógico

Problema das Cinco Casas

Existem cinco casas de cinco cores diferentes. Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade. Essas cinco pessoas bebem diferentes bebidas, fumam diferentes marcas de tabaco, e têm um certo animal de estimação. Nenhuma delas tem o mesmo animal, fuma a mesma marca de tabaco ou bebe a mesma bebida.

Pistas:
1.. O Inglês vive na casa vermelha
2.. O Sueco tem cães como animais de estimação
3.. O dinamarquês bebe chá
4.. A casa verde fica à esquerda da casa branca
5.. O dono da casa verde bebe café
6.. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros
7.. O dono da casa amarela fuma Dunhill
8.. O homem que vive na casa do centro bebe leite
9.. O Norueguês vive na primeira casa
10.. O homem que fuma SG vive ao lado do que tem gatos
11.. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill
12.. O homem que fuma Marlboro bebe cerveja
13.. O Alemão fuma Winston
14.. O Norueguês vive ao lado da casa azul
15.. O homem que fuma SG é vizinho do que bebe água

Questão: Quem tem um peixe como animal de estimação?

Nota: Este problema foi escrito por Einstein o qual afirmou que 98% da população mundial não o consegue resolver.


Cá está algo para pensarem durante o fim de semana.
Eu peguei num papel e numa caneta, pensei bastante, relacionei lógicamente as pistas e passada meia hora descobri que faço parte dos 2% que conseguem resolver este problema.
Agora façam o mesmo e verifiquem se também fazem parte dos 2%. Acreditem que as pistas dadas são suficientes. Depois de resolver ficamos a saber tudo sobre todos. Não vão procurar a solução antes de pensarem um pouco. Acreditem que se conseguirem vão sentir o ego em alta...
Informem-me dos vossos progressos, ou se estiverem com dificuldades em conseguir avançar. Mas não dêem a resposta, apenas digam se conseguiram ou não, e se gostaram, pois este post não é um desafio, é apenas um problema que gostei muito de resolver e do qual quero partilhar com todos o gozo que dá resolvê-lo. Depois eu publico a resposta.
Bom fim de semana.

sexta-feira, junho 02, 2006

Propostas para o fim de semana

Feiras do Livro de Lisboa e Porto
A calçada do Parque Eduardo VII, em Lisboa, e o Pavilhão Rosa Mota, no Porto, voltam a receber as suas respectivas Feiras do Livro. Destaque dado a um país lusófono Angola, é a principal novidade; o Porto homenageia Mário Cláudio; Casa Fernando Pessoa é responsável pelo programa cultural de Lisboa
A escolha de Angola é uma novidade da feira que se quer alargar à lusofonia, e este é o primeiro país convidado porque o critério segue a ordem alfabética, disse em Lisboa António Baptista Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. A APEL é responsável pelas feiras, mas em Lisboa partilha a organização com a União de Editores Portugueses (UEP) e a câmara municipal.

Pelas feiras vão passar, durante quase três semanas, autores angolanos, como José Eduardo Agualusa e Ana Paula Tavares, numa iniciativa desenvolvida em colaboração com a embaixada daquele país, que, porém, ainda não apresentou o seu programa.
No Porto, a literatura angolana vai estar em debate (Portugal/Angola. Este mar que nos une) no dia 30, às 21h30, com os escritores Francisco José Viegas (também director da Casa Fernando Pessoa), Manuel Jorge Marmelo e os já referidos José Eduardo Agualusa e Ana Paula Tavares. E em Lisboa, Agualusa fala no dia 10 de Junho sobre Condição Angola: A ideia africana na Europa, o português e o brasileiro, outras formas de se estar angolano.

Pelo quarto ano consecutivo, a Feira do Porto homenageia um escritor portuense, cabendo este ano a vez ao romancista, poeta, dramaturgo e ensaísta Mário Cláudio, Prémio Pessoa em 2004.
No espaço do Café Literário vai estar exposta a obra do escritor e objectos pessoais. A 10 de Junho há a leitura de excertos das suas obras pelo actor António Durães e um debate com Carlos Reis, Maria João Reynaud, Miguel Veiga, Valter Hugo Mãe e o próprio Mário Cláudio.
Da programação do Porto, destaca-se o ciclo Diálogo de Gerações, uma série de encontros onde dois escritores de gerações diferentes conversam com o público e por onde vão passar nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, José Luís Peixoto, Nuno Júdice e Inês Pedrosa.
Apesar de este ano não haver subsídio da Câmara Municipal do Porto, a feira aposta na presença de um número-recorde de autores, mais de 200, que apresentam novas obras ou participam em sessões de autógrafos nas mais de 80 editoras, divididas por 115 stands (menos cinco do que no ano passado).
A Feira do Livro do Porto realiza-se, como habitualmente, nos jardins do Palácio de Cristal, numa área de três mil metros quadrados divididos entre o Pavilhão Rosa Mota e uma tenda montada no exterior. As portas abrem dia 24 de Maio às 16h00.

Em Lisboa o Modelo é Igual
A organização de uma parte do programa cultural da feira de Lisboa foi entregue ao director da Casa Fernando Pessoa (estrutura dependente da CML), Francisco José Viegas, que disse ontem que "não há muito a inventar" em relação ao modelo, que é "de transição". Referindo que a feira é um momento "essencial de encontro entre editores, autores e leitores", acrescentou que só em 2007 haverá alterações.
A feira tem um novo auditório e uma nova cafetaria. Fica, como os anteriores, no topo do Parque Eduardo VII e foi desenhado pelos arquitectos António Guedes Guimarães e Mari Viinikainen. Os stands foram pintados com as cores claras do arco-íris: pela alameda espalham-se os pavilhões cor-de-rosa, salmão, verdes, amarelos...
São 207 stands, menos 12 do que no ano passado, e pertencem a 121 participantes, também menos (11) do que em 2005. Menos porque, segundo António Baptista Lopes, ainda se vive uma situação de crise e no ano passado, "em termos de volume de negócios", a feira "não correspondeu às expectativas para um conjunto alargado de editoras".
O investimento da CML - um milhão de euros - foi o mesmo de 2005, disse o vereador da Cultura, José Amaral Lopes.
No auditório haverá debates programados pelas editoras e pela CML - com temas que vão da Energia à União Europeia -, lançamentos, autores a falarem sobre os seus livros (Agustina Bessa-Luís, Miguel Guilherme, Eduardo Lourenço) ou concertos (D-Mars, Fuse, Legendary Tiger Man ou SpaceBoys).

Público

Se puderem vir ao Porto têm ainda

40 horas de festa em Serralves

A Fundação de Serralves, no Porto, abre gratuita mente as suas portas no fim-de-semana durante 40 horas, numa festa com mais de 70 eventos apresentados por cerca de 300 artistas.
A 3ª edição do «Serralves em Festa» tem início às 08:00 de sábado e apenas terminará às 24:00 do dia seguinte.
Neste festival, que na edição do ano anterior contou com a presença de cerca de 54 mil pessoas, muitas das quais vindas da Galiza, Espanha, Serralves aposta mais na realização de eventos no exterior, aproveitando os 18 hectares do Parque que estarão integralmente visitáveis pela primeira vez depois das obras de recuperação e valorização a que esteve sujeito nos últimos três anos.
O director do Museu de Serralves, João Fernandes, disse que este festival «vai apresentar-se popular mas não populista», e transversal, podendo os dife rentes públicos assistir a espectáculos musicais, teatrais, de circo, bem como a exposições.


Acho que já tenho programa para o fim de semana. À tarde vou até ao Rosa Mota assar um pouco (o pavilhão Rosa Mota é um forno quando está calor), ver e comprar alguns livros. À noite vou até Serralves, que neste fim de semana não fecha e tem à nossa disposição muitos e variados eventos desde exposições, música, cinema, debates, workshops, etc.
Aproveitem este fim de semana para dar um saltinho às feiras do livro de Lisboa ou do Porto, e se puderem vir ao Porto vão a Serralves.
Se vierem cá convido-vos para uma Francesinha e uns finos...
Bom fim de semana.

Desafio 5 Outminder




Que animal é este?

quinta-feira, junho 01, 2006

O melhor do mundo são as crianças...

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre,
bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor,
quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa


Deixo este poema que adoro, em homenagem a todas as crianças do mundo, neste dia mundial da criança.
Em especial às que sofrem e são obrigadas a sofrer pela humanidade. Entristece-me uma criança que tem fome, uma criança que está doente, uma criança que é obrigada a trabalhar em vez de brincar. Todas as crianças do mundo deviam ser felizes, pois são elas o nosso futuro e são elas a nossa fonte de alegria...
Digam lá se há coisa que nos levante mais o moral e nos aqueça mais o coração do que ver uma criança sorrir...

Desafio 4 Outminder



Qual o nome deste avião?