quinta-feira, agosto 31, 2006

Desafio 18 Outminder



Como se chama este ritual? E, já agora, para que serve?

terça-feira, agosto 29, 2006

Desafio 17 Outminder



Que helicóptero é este?

quinta-feira, agosto 24, 2006

A Europa vai chegar à lua


Quando atingir a superfície da Lua, a sonda Smart-1 viajará à velocidade de dois quilómetros por segundo. A viagem que a levou até lá durou quase três anos. Os cientistas esperam que a nuvem de matéria levantada pelo impacto lhes forneça também dados, para além daqueles que lhes foram enviados pela sonda desde que ela começou a orbitar a Lua.
A Lua tem mais de cem mil crateras, resultantes das frequentes colisões a que é sujeita por meteoritos. No dia 3 de Setembro, ficará com mais uma cicatriz, essa infligida pelo Homem a sonda da Agência Espacial Europeia "Smart-1" vai cair no Lago da Excelência e deixar no nosso satélite um sinal com três a dez metros de extensão e um de profundidade. A região prevista para o impacto é uma planície vulcânica rodeada por montanhas.
A "Smart-1" está equipada com sete instrumentos de alta precisão que têm enviado para Terra elementos sobre a topografia lunar e a composição química do satélite. Um deles, um espectómetro, deu aos cientistas a informação de que as rochas lunares têm quatro grandes componentes alumínio, sílica, magnésio e cálcio.
A viagem dura há quase três anos, mas só desde há 16 meses a "Smart-1" começou verdadeiramente a sua missão, ao entrar na órbita lunar. Agora, o impacto foi programado para 3 de Setembro, data em que a posição da Lua face à Terra e ao Sol permitirá melhor visibilidade. Para tanto, foram feitos manobras de ajustamento da trajectória. Com isso, os grandes telescópios instalados na Terra poderão acompanhar o momento do impacto, estando ainda por saber se os privilegiados serão os da Austrália, América, África ou Europa.
A missão do "Smart-1" foi muito prolongada para além dos seis meses previstos de exploração. E isto porque a Agência Espacial Europeia recorreu ao uso da propulsão eléctrica solar, feito pela primeira vez em viagens interplanetárias.

In JN


A Europa vai chegar à lua e vai ganhar uma nova cratera criada pelo homem. Segundo a ESA o impacto vai ter lugar às 07:41 CEST(Central European Summer Time). A esta hora terminará uma viagem que teve um total de 100 milhões de Km com apenas 6o litros de combustível (a distância da terra à lua é de apenas 385000 Km mas a sonda percorreu muito mais porque esteve em orbita elíptica à volta da terra afastando-se progressivamente até ser capturada pela gravidade lunar 14 meses após o lançamento ficando em órbita da lua até agora).
Se quiserem saber mais, cliquem aqui para o link para a página da ESA com um artigo mais completo acerca da SMART-1.

Desafio 16 Outminder

Que veículo é este?

quinta-feira, agosto 17, 2006

Mais planetas...

Ceres, Caronte e Xena podem vir a juntar-se aos planetas do sistema solar

Quantos planetas tem o sistema solar? A resposta é a mesma há várias décadas: nove. Nos próximos dias, a resposta certa poderá passar a ser 12, com a inclusão de Ceres, Caronte e Xena na lista de planetas que giram à volta do Sol. É essa a mais importante proposta que está sobre a mesa na assembleia da União Astronómica Internacional (IAU, em inglês), que até dia 25 reúne em Praga cerca de 2500 astrónomos.
Há anos que se fala na hipótese de Plutão deixar de ser considerado planeta, por ser o mais pequeno de todos, com 2360 quilómetros de diâmetro (a Terra tem 12.756 quilómetros), e por terem sido descobertos outros objectos de tipo planetário com maior dimensão. É o caso do 2003 UB313, a que os astrónomos apelidaram de Xena, que se encontra logo a seguir a Plutão e tem 3000 quilómetros de diâmetro. É um objecto gelado bastante parecido com Plutão, e que também se encontra na Cintura de Kuiper, a seguir a Neptuno, na qual vagueiam milhares de objectos espaciais.
A IAU confrontava-se com uma opção: ou despromovia Plutão ou considerava outros objectos como planetas. É nesse sentido que vai a proposta ontem apresentada.
A IAU propõe uma definição de planeta e uma nova categoria a que chama plutões, ou planetas de tipo plutónico, onde se inserem Caronte, que até agora tem sido considerado um satélite de Plutão, e Xena, que foi descoberto em 2005 por Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Desta forma, não só Plutão continua a ser um planeta como dá nome a uma nova categoria de planetas.
"Em certo sentido, estamos a despromover Plutão, porque o retiramos da lista dos planetas clássicos. Mas estamos a promovê-lo ao fazer dele o protótipo de uma nova categoria", adiantou Owen Gingerich, que presidiu ao comité que estabeleceu as novas definições, citado pela BBC News.
Há ainda o caso de Ceres, o maior asteróide entre Marte e Júpiter e a principal surpresa da nova classificação, que terá tomado em conta a sua forma esférica - uma condição essencial na nova definição de planeta.
Caronte, Xena e Ceres deverão integrar-se na categoria de planetas anões, proposta pela IAU, a par de outras duas: planetas gigantes e planetas clássicos, feitos de rocha, como os quatro mais próximos do Sol.
A proposta da IAU "deverá ser temporária", considera Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa. "Não esgota o que já sabemos hoje e não melhora o nosso entendimento do sistema solar." O ideal, diz, seria criar classes abertas, e dá como exemplo a classe dos transneptunianos para designar os objectos encontrados - ou ainda por descobrir - na Cintura de Kuiper, para lá de Neptuno.
A própria IAU não descarta a possibilidade de anunciar mais planetas num futuro próximo, e adianta, em comunicado, que existem 12 candidatos a planetas que estão a ser observados.
Rui Jorge Agostinho deixa ainda uma questão: "Quanto tempo vão os países demorar a espalhar a nova informação?" Um dos problemas desta mudança está exactamente relacionado com a desactualização de manuais escolares e enciclopédias. Mas essa é uma questão que o director do Observatório Astronómico de Lisboa desdramatiza. "Isso está sempre a acontecer nas mais diversas áreas da ciência."

In Público


Parece que vamos ter de acrescentar 3 planetas à actual lista de nove do nosso sistema solar. Acho que quando mudarem os manuais escolares e restantes publicações, é melhor deixar espaço em branco para se poder acrescentar, pois com certeza brevemente vão ser descobertos muitos mais planetas deste tipo.

sexta-feira, agosto 11, 2006

O tédio é terrível...

O tédio e o fascínio pelas chamas terão levado um operário da construção civil, de 35 anos, a atear pelo menos sete incêndios nos distritos de Braga e Viana do Castelo, um dos quais queimou 2800 hectares de mata na zona de Barcelos, onde reside. Está preso preventivamente desde ontem, depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga, pela segunda vez no espaço de um ano e pelo mesmo motivo.
Desde o início que o incêndio se tornou suspeito. "Alguém, nas nossas costas, fez este serviço", disse na ocasião ao JN José Quinta, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. Durante três dias, no início do mês de Junho, este fogo causou o pânico entre as populações, destruindo mato, florestas e culturas, desde a freguesia de Fragoso até entrar no concelho de Viana do Castelo.
As investigações levaram a PJ até um suspeito já conhecido. Há um ano, o mesmo indivíduo tinha sido detido pela autoria de vários fogos. Foi levado perante um juiz, que o mandou para casa apenas com a obrigação de se apresentar às autoridades. Depois foi julgado, sem que do facto tenha resultado privação da sua liberdade.
Desde o início de Junho até agora, é-lhe atribuída a autoria de sete incêndios florestais, todos ateados com recurso a isqueiros. Aliás, quando foi detido tinha em seu poder vários destes aparelhos. Mas mais surpreendentes terão sido as razões que invocou para o fazer simplesmente combater o tédio, dar vazão ao seu fascínio pelas chamas e desfrutar de toda a agitação provocada pelos incêndios. Não existe qualquer indicação, soube o JN, de que o mesmo indivíduo sofra de qualquer doença mental.

In Jn


Ora cá está mais um exemplo fantástico da nossa justiça. Se o senhor não tem problemas mentais então porquê deixá-lo ir em liberdade??!! Ah, é verdade, o senhor estava com tédio, logo há que desculpar. Nem sequer se recomenda tratamento psiquiátrico... Por acaso deu-lhe para atear fogos, podia ter-lhe dado para desatar aos tiros!!! É lamentável! Agora já sei, quando estiver com tédio, vou fazer o que me dá na gana, pois afinal estava com tédio...

quarta-feira, agosto 09, 2006

Desafio 15 Outminder


Como se chama esta actriz?

sexta-feira, agosto 04, 2006

Mergulhos nos Açores

Como prometido, cá vão algumas fotos dos Açores. Estas são dos mergulhos que fiz. Espero que gostem.


Este é o Oceano Atlântico a Sul da ilha de S. Miguel, em frente a Vila Franca do Campo. É igualzinho à nossa costa aqui no continente, não é?? :)



Na água antes da descida... Eu sou o da esquerda. O do meio é o meu buddy. O da direita é o guia. Como diria o Rui, parecemos uns astronautas. :)


Cá estou eu armado em peixe... A quase ausência de peso, a sensação de estarmos a "voar", estar ali a respirar num meio que não é o nosso a contemplar toda aquela beleza, acreditem que é uma sensação indescritível!!!




E chegamos aos habitantes lá do sítio... Cá está um ouriço do mar com uma cor lindíssima.





Este é uma Abrótea, que se estava a esconder num buraco entre dois rochedos. Tinha uma particularidade, era cega de um olho.





Este nosso amigo é um Budião. Tem uma cor um pouco feia, não acham?




Este é um Rascasso. Mais conhecido como Peixe Escorpião. Aqueles espinhos no dorso são venenosos.



Bom, parece que o blogger está meio maluco e não me deixa colocar mais fotos. É pena pois tenho mais para mostrar. Mas também já está na altura de ir para a cama. Espero que tenham gostado destas fotografias, depois coloco mais.
Desejo um excelente fim de semana para todos.
Um Abraço,
Outsider.

quinta-feira, agosto 03, 2006

Espaço 1999

Japão quer base habitada na Lua

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) planeia enviar astronautas para a Lua em 2020 com o objectivo de ali construir uma base habitada que estaria operacional em 2030, disse ontem um porta-voz daquela organização.
No âmbito do projecto, anunciado esta semana em Tóquio, numa conferência internacional, o Japão começará por lançar um satélite para a órbita da Lua já em 2007. A essa primeira etapa seguir-se-á o envio para a Lua de uma nave não tripulada para proceder a recolha de amostras.
Em 2020, desembarcarão no satélite natural da Terra os astronautas que irão construir a estação durante os dez anos seguintes. A JAXA já manifestou anteriormente a ambição de se instalar na Lua, tendo anunciado um plano que previa uma base habitada em 2025. "A exequibilidade do plano não é ainda clara. Falta obter o acordo do Governo e do povo japonês, mas do ponto de vista tecnológico tudo será possível dentro de algumas décadas", referiu o porta-voz da JAXA.
Os EUA estão já a preparar uma missão tripulada à Lua com lançamento previsto antes de 2015. A UE tem um projecto para 2020, enquanto que a China e a Índia olham também com interesse para o único satélite natural da Terra.

In Jn


Parece que vamos ter uma corrida à lua que nos vai deixar os olhos em bico. Será que isto vai mesmo acontecer? Será que vamos conseguir colonizar a lua? Será que vai ser como na guerra fria para ver quem chega primeiro, mas com mais concorrentes? Será que a base vai ser como a da série "Espaço 1999"? Será? A ver vamos...