sexta-feira, dezembro 29, 2006

Depois dizem que a culpa é da velocidade...



Totalizam um investimento que ronda os 20 milhões de euros, mas continuam ao abandono. Os 18 parques para manobras distritais (dos 21 previstos) construídos nos últimos sete anos servem, quando muito, de parques de estacionamento, mas ainda não à finalidade para que foram criados melhorar os exames de condução e, assim, ajudar no combate à elevada sinistralidade nas estradas. Responsáveis pelo sector dizem que o ensino e os exames de condução estão caducos, que o Governo nada tem feito no sector e exigem mudanças urgentes, que ponham fim a situações que facilmente abrem portas à corrupção.
Criados por lei há sete anos, os 21 parques de manobras distritais têm por finalidade permitir que a prova prática do exame de condução seja feita em duas partes prestadas sequencialmente a primeira realizada no parque de manobras e a segunda em situações normais de trânsito urbano e não urbano. Eduardo Vieira Dias, presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA), salientou a importância da prova realizada nos parques: "Queremos que o ensino e os exames sejam mais exigentes e que o aluno seja deixado sozinho a estacionar, contornar rotundas, inverter a marcha, travar em piso molhado. Para já, ele sabe que não vai sozinho e que há sempre por lá um pé que o safa". Refira-se que os 18 parques de manobras só poderão funcionar, por decisão da DGV, assim que os restantes três previstos estejam concluídos.
Vieira Dias sublinhou que tudo o que as escolas fazem é aquilo que os alunos querem preparar para o exame e não aprender realmente a conduzir. "O sector é muito concorrencial e as escolas acabam por centrar a atenção no exame", salientou. E exemplificou: "No dia anterior à prova prática, o instrutor leva o aluno a percorrer um dos circuitos de exame, para que ele saiba ao pormenor tudo o que deve fazer em cada um deles".
O presidente da ANIECA afirmou não conhecer casos concretos de corrupção, mas acredita na sua existência, a avaliar pelas muitas visitas que afirma saber serem feitas pela Polícia Judiciária às escolas."Há um profundo silêncio incómodo dos governantes sofre a fusão da DGV com outras entidades. Dá a sensação que estão a preparar algo às escondidas", revelou.
O JN contactou a DGV no sentido de obter comentários às críticas feitas, mas nenhuma resposta foi dada. Recorde-se que o abandono em que se encontram os parques de manobras e outras situações anómalas no ensino e exames de condução foram constatadas pelo presidente da República Jorge Sampaio, em Maio do ano passado, durante uma das suas presidências temáticas.
Fernando Basto in JN


Não há maneira de se implementar um ensino de condução com qualidade em Portugal. Reparem como se desbaratam 20 milhões de euros nos parques de manobras. Era suposto que estes parques fossem usados como parte integrante dos examens de condução, mas estão ao abandono, sem utilidade. Não se incentiva o ensino da condução com qualidade em Portugal e depois há uma grande sinistralidade, pois alia-se a falta de civismo dos nossos condutores à fraca preparação para conduzir. Claro que é mais fácil dizer que a culpa é da velocidade e do alcool, em vez de se ir ao cerne do problema e sempre se ganham mais uns milhões de euros por ano em multas... Muito gostava eu de saber onde é que é aplicado o dinheiro das multas... Concerteza não é em prevenção rodoviária e melhorias da qualidade do ensino, deve ser em métodos mais eficazes para cobrar mais rapidamente as multas ou para tapar buracos orcamentais...
Se quiserem ler uma excelente reflexão acerca da sinistralidade rodoviária vejam este post do meu amigo Jorge P.G.

3 Comments:

Blogger Kaos said...

Já li o post do Jorge. Ainda me lembro de quando tirei a carta e aquilo era tudo feito para se passar o mais rapidamente possivel não importando muito se se sabia conduzir ou não. Depois era no dia a dia que se aprendia realmente a guiar um carro. Pelos vistos continua tudo na mesma assim como os mortos na estrada.
abraço

9:30 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

pois eu nem sabia da existência desses parques!

claro! pois se nem sequer são usados!...

12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha, que surpresa!

Muito obrigado por fazeres referência à minha reflexão, como muito bem lhe chamas.

Parabéns por assumires aqui o que não é "politicamente correcto", ou seja,a verdade nua e crua do que se passa, avisando para a mentira, hipocrisia e demagogia das entidades oficiais (in)competentes.

Um abraço, reiterando o desejo de UM ÓPTIMO 2007!

Jorge G - o sineiro

1:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home