domingo, junho 11, 2006

Sábado subaquático

Olá a todos. Este sábado não vim à net pois fui para Espanha fazer uma das coisas que mais gosto, mergulhar. Mais concretamente fui para o Grove, perto de Sanxenxo, na Galiza. Aqui existe uma ria enorme, cheia de bateiras (viveiros de mexilhões), com muitos pontos de mergulho. Levantei-me às 5:30 da matina e lá fui eu. Às 10:00 já estava debaixo de água, ahhh, que saudades disto aqui em baixo. A calma, o som do mar, a ausencia de peso, a vida marinha, é uma sensação que só estando lá se pode apreciar, não dá para descrever por palavras. Acreditem em mim, mergulhar é fantástico.
Mas apesar de estar em Espanha e de estar debaixo de água, não deixei de mostrar a nuestros hermanos que sou Português, como podem verificar na foto.



Debaixo de água ficamos com um aspecto, um pouco ridículo, mas vale bem a pena. Cá estou eu a posar para a foto.



Além disso, vemos sempre coisa lindissimas, no seu habitat natural, o qual respeitamos com afinco. Uma das regras de ouro dos mergulhadores é andar no mar como se fossemos uma sombra, ou seja, estamos lá mas não mexemos em nada, apenas vemos. Vejam este nosso amigo que fez o favor de ficar quietinho, para eu lhe poder tirar a foto.



Foi um dia fantástico cheio de diversão. Cheguei a casa à noite muito cansado, mas muito satisfeito.
Foi esta a razão pela qual ontem não vim ao meu blog nem fui aos vossos. Mas, acho que me perdoam, não perdoam?

Um grande Abraço.

8 Comments:

Blogger Rui Martins said...

perdoamos... pois embora estejamos cá pelas bandas do Quintus um tanto invejosos... é que por cá nem sabemos nadar como deve de ser.

reparai que a vergonha é tamanha que até chegamos ao ponto de nos refugiar debaixo de um... "nós", quando sou apenas "eu"...

fotografias espectaculares!

8:28 da tarde  
Blogger Outsider said...

Rui:
Mergulhar é uma experiência única, que só experimentando, é que se vê o quão fantástico é.
Quanto a não saberes nadar bem, não há problema. Para tirares o curso de mergulho não precisas de saber nadar bem, tens é que estar à vontade na água. Se não tiveres medo da água e conseguires safar-te quando estás sem pé, tiras facilmente o curso de mergulho. É que, debaixo de água não nadas, apenas dás às barbatanas e controlas a tua flutuabilidade com um colete que se enche com ar. Quando estás à tona o colete está cheio, por isso não precisas de nadar. Experimenta, que vale mesmo a pena.
Um grande Abraço.

11:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu perdoo porque trouxeste imagens fabulosas e um dos temas que mais prezo...
Como deve ser maravilhoso observar a vida por esse mundo de silêncio e mistério....
Gosto muito do sítio que conheço razoavelmente bem. Mesmo cá ao cimo faz sonhar. Imagino lá em baico...
Beijinhos

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ao domingo é assim...neurónios, olhos, dedos, teclas, tudo de férias, por isso é que baixo saiu baico... (risos)
mais beijinhos

12:16 da manhã  
Blogger Outsider said...

Olá tb. É mesmo maravilhoso estar lá em baixo. Se puderes um dia experimenta, vais ver que não queres outra coisa. Se só de veres o mar cá de cima, já te saem poesias e imagens fantásticas, depois de mergulhares imagino o que sairá...
Beijos.

10:45 da manhã  
Blogger pessoa said...

Pois é! Eu posso corroborar!! Mergulhar é verdadeiramente fantástico e resume-se a uma palavra... PAZ. Sim, lá em baixo (onde nos sentimos "a voar") somos só nos a natureza com todo o seu esplendor e... amigos... bons amigos, como o outminder ;)
Experimentem!!

9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tás mais que perdoado! fizeste tu senão bem!
Quando era miúdo gostava de andar a explorar com os meus enormes ocúlos de mergulho, daqueles pretos com um vidro redondo à antiga e com o tubo também preto. ia para as enseadas e explorava o que estava abaixo do nível do mar. Era engraçado. Mas... Há uns anos o mar pregou-me uma partida. Foi numa praia onde desapareceu agora um rapaz -deu no telejornal. Por pouco também não fui uma notícia dessas. A corrente arrastou-me de um modo que ainda hoje não entendo ( foi tão rápido ), nadei até me cansar por completo e desisti. A sério! Desisti. Onde estava já ninguém me veria ou sequer ouviria e já tinha gasto todas as energias. Pensei que era o meu último dia. Fiquei por ali a boiar. Porém, de modo igualmente inesperado fui novamente para mais perto da praia. Foi uma daquelas sortes... Nem sei. Poupou-me... O mar deu-me uma boa lição. Comparado com ele, a nossa pequenez é avassaladora.
Mas gostava de mergulhar! Imagino que essa calma, essa paz sejam algo fantástico. Tu e os teus amigos devem realmente ter-se divertido!
Se convenceres o Rui, eu também vou! ;-) Mas olha que ele ia logo para onde pudesse procurar vestigios da Atlântida ou coisa do género. :-) A mim bastava-me um galeão espanhol! Qualquer coisa tipo o Nuestra Señora de Atocha ;-)

abraço

2:51 da manhã  
Blogger Outsider said...

Pessoa:
Tu sabes bem o que é mergulhar... Neste fim de semana faltavas lá tu connosco, provavelmente teriamos feito tri-buddy. Mas já estamos em contagem decrescente para os Açores. :)

Sá:
Ainda bem que ainda estás cá. A natureza sabe o que faz, não ia fazer partir uma pessoa que a defende tão bem... Temos que respeitar o mar pois perante a força da Natureza não somos nada. Por isso é que se tira o curso de mergulho, para aprendermos a mergulhar com segurança e ficarmos a saber tudo o que nos pode acontecer. Era optimo que tu e o Rui tirassem o curso, pois deve-se tirar o curso com um bom amigo, pois temos que ter sempre um buddy. A unidade de mergulho são duas pessoas. O nosso buddy tem a missão de se nos acontecer alguma coisa nos ajudar. Ora se o nosso buddy for nosso amigo, a coisa funciona ainda melhor, pois ele vai preocupar-se connosco e nós com ele, ao ver o comportamento dele sabemos logo se está bem ou não, tornando assim o mergulho muito seguro. Por isso tirem o curso, e vamos a esses mergulhos.
Quanto aos tesouros de galeões espanhois, isso é mais complicado. Quando tiramos o curso(podemos tirar o certificado PADI ou CMAS, sendo que a PADI é mais americana e a CMAS é Europeia), só podemos mergulhar até 20 metros. A maior parte do destroços estão a 30 ou mais metros de profundidade. Só depois de alguns mergulhos é que podemos tirar o próximo nível, para podermos mergulhar até 30 metros. Bom mas se quiserem saber mais depois eu explico como funcionam os níveis.
Por isso quanto ao Atocha está nas Florida Keys, ainda é um pouco cedo para pensares nisso. Quanto à Atlântida recomendo um submarino...
Um grande Abraço e boas férias.

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home