quarta-feira, junho 07, 2006

A maior Central Solar do Mundo

Serpa recebe a maior central solar do Mundo

A General Electric (GE), a PowerLight Corporation e a Catavento lançaram, ontem, em Brinches (Serpa), a primeira pedra daquele que é o maior projecto de energia solar fotovoltaica do Mundo. A unidade alentejana dispõe de capacidade produtiva de 11 megawatts (52 mil painéis solares), ocupará uma área de 60 hectares (34 dos quais de superfície fotovoltaica), num investimento de cerca de 58 milhões de euros (75 milhões de dólares). Voltada a sul, a Central Solar de Serpa, que tem prevista uma capacidade de vida de 40 anos, ficará instalada em terrenos que se manterão agrícolas, devendo estar em plena laboração em Janeiro do próximo ano, contando a GE que, no próximo mês de Outubro, já possa ter parte da potência ligada à rede de distribuição, servindo uma população de cerca de oito mil pessoas.
Segundo Mário Armero, presidente da GE na Península Ibérica, "este projecto constitui um grande passo no crescimento no sector das energias renováveis". "Serpa vai ser o ponto de partida para o desenvolvimento de outros projectos de energias renováveis em Portugal, adiantou ainda Mário Armero. Por seu turno Piero Dal Maso, da Catavento, disse que o projecto só foi possível porque "o Governo criou um tarifário de 31 cêntimos Kwa/ hora".
Já Miguel Barreto, da Direcção-Geral de Energia, afirmou "Vêm aí mais projectos a seguir a este, que nos permitirão ser um dos maiores produtores per capita da Europa, ao nível das energias renováveis".

In Jn


Cá está uma medida que me apraz e com a qual estou completamente de acordo. Congratulo-me por investirmos nas energias renováveis e irmos ter a maior central solar do mundo. Já tinhamos iniciado o bom caminho com a energia eólica e agora continuamos na boa senda das energias renováveis. No meio de tantas noticias de medidas muito más ao menos uma boa. Este é que é o futuro. Continuo a dizer: Nuclear, não obrigado! Como se pode ver passamos muito bem sem o nuclear, basta haver mais medidas deste tipo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Temos o sol e as marés e toda uma costa desaproveitada....energia alternativa e limpa, amiga da natureza e em harmonia com ela, mas que outros valores se levantam contra. Finalmente uma coisa boa!
Beijinhos

5:07 da tarde  
Blogger Kaos said...

Finalmente já se entra nos comentários. Parece que o Blackout do Blogger já passou e esperemos que medidas destas acabem com o que nos faz ser dos países com maior dependencia de energia.
vamso voltar aos anos 70 e gritar:
Nuclear Não Obrigado.
um abraço

2:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente que é um excelente projecto! Mas atenção nao podemos exagerar nas construçoes deste tipo, ou eolicos, devido a irmos passear na Natureza e em vez de vermos arvores vemos ventoinhas e paineis solares. Estraga a paisagem... Mas claro que sao sempre boas apostas, nao se pode é exagerar!
Abraço a todos

2:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home