terça-feira, junho 06, 2006

Dia Mundial do Ambiente

Projecto ensina mais de mil crianças no Porto a gerir e valorizar a água
05.06.2006 - 16h04 Lusa

Mais de mil crianças do Ensino Básico participaram este ano lectivo no projecto “Mil Escolas”, que envolveu a comunidade escolar na gestão e valorização da água e zonas ribeirinhas locais, anunciaram hoje os promotores.
Organizado pelas Águas do Douro e Paiva (AdDP), empresa responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água ao Grande Porto e Vale do Sousa, o projecto dirigiu-se a alunos entre os seis e os 12 anos e envolveu ainda cerca de 150 professores.
Segundo adianta a empresa em comunicado, implicou um investimento de 120 mil euros no desenvolvimento de projectos e na distribuição de computadores e manuais para professores e alunos.
O objectivo foi apoiar, com meios técnicos e financeiros, o desenvolvimento de projectos educativos nas escolas, tendo sido efectuadas acções de formação aos professores e dinamizadas acções lúdico-pedagógicas para alunos e professores.
As escolas participantes foram seleccionadas através de um concurso, lançado em Setembro de 2005 junto dos estabelecimentos públicos e privados do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico dos 18 municípios onde actua a AdDP.
Durante o desenvolvimento dos seus projectos, as escolas contaram com um técnico especializado para acompanhamento das suas actividades e visitas de campo, tendo algumas das escolas patrocinado palestras ou outras actividades junto das respectivas comunidades no âmbito dos princípios da Agenda 21 Local e da Agenda 21 Escolar.
Para celebrar o encerramento do projecto, os cerca de 300 alunos do 2º ciclo e 800 alunos do 1º ciclo participantes estão reunidos, durante a manhã e tarde de hoje, respectivamente, no Museu de Serralves, no Porto.


Ontem cometi uma falha grave. Não referi o dia Mundial do Ambiente. Se a minha mulher sabe, bate-me... É que ela é licenciada em Ciências do Ambiente e ambientalista convicta.
Foi ela a gestora deste projecto mil escolas e foi ela a técnica especializada que acompanhou as escolas nas actividades, visitas de campo e nas palestras.
Por isso faço aqui o mea culpa por não ter referido o dia Mundial do Ambiente, mas também com o ênfase que foi dado pela comunicação social a este dia, era fácil não me lembrar...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sabes amigo, por mim estás mais que desculpado. Sou um bocado a favor que todos os dias são dias de tudo e de todas as coisas que nos rodeiam, por isso...fica tranquilo que não digo nada à tua mulher. (risos)
Bom que se vão dando cada vez mais valor a essas e outras iniciativas didácticas para valorizarmos a natureza e, sobretudo, para a respeitarmos.
Beijos

2:27 da tarde  
Blogger RS said...

Viva Nuno.
Tens toda a razão. Tudo o que não seja redondo e role num relvado alemão não vale nada em termos informativos por estes dias.

Eu adoro futebol, mas adorar, adorar mesmo, era ver Angola e o Irão ganharem os seus próximos jogos com a selecção do Scollinha. (É dele, de qualquer das formas...)

Um abraço,
RS

4:01 da tarde  
Blogger Outsider said...

Tb:
obrigado por não dizeres nada à minha mulher, hehehe estou a brincar. Temos de facto que estar mais atentos às iniciativas ambientais, que são muito importantes para que os nossos filhos possam viver num mundo melhor.
Beijos.

RS:
Infelizmente, neste país é assim, só as noticias chocantes ou a bola são importantes. Eu também adoro futebol, mas o Scolari está a pedi-las... Um golito do Mantorras não lhe fazia mal nenhum...
Um Abraço.

5:31 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

não podemos lembrarmo-nos e postar sobre tudo! o tempo é escasso e raro... caro outsider...

De qualquer modo, essa iniciativa é das mais meritórias. Pessoalmente, defendo mesmo a criação de uma tabela que penalize os consumos mais elevados, de modo a "castigar" os abusadores... Os consumos mais baixos podiam ser premiados, pagando menos do que se paga actualemte, de modo a equilibrar o sistema de cenoura-pau...

mas divago!

1:06 da tarde  
Blogger Outsider said...

Viva Rui. Não acho que estejas a divagar. Essa é uma medida que seria importantissima, pois premiaria quem poupa água e penalizaria quem a desperdiça. Eu pessoalmente poupo toda a água que posso, e não só água, também poupo energia, produzo a menor quantidade de residuos possivel, e dos que produzo os que podem ser reciclados separo-os e coloco-os no Ecoponto. Também se não fosse assim levava porrada da minha mulher(risos). Mas agora estou eu a divagar.
Por isso Rui podes vir cá divagar sempre que quiseres. As tuas opiniões são sempre importantes.
Um grande Abraço.

2:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home