sábado, dezembro 30, 2006

Saddam foi executado


O ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, foi hoje enforcado em Bagdad, às 06h00 locais (03h00 em Lisboa). O Presidente norte-americano, George W. Bush, já fez saber que a execução do ex-Presidente iraquiano é um "marco importante" para a democracia no país.
Saddam Hussein foi condenado à morte pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, pela execução de 148 xiitas de Dujail, nos anos 80. De acordo com a televisão estatal iraquiana, o meio-irmão do ex-ditador, Barzan al Tikriti, e o antigo presidente do tribunal revolucionário Awad al-Bandar, foram igualmente executados pelos mesmo crimes.
O vice-presidente do Supremo Tribunal de Apelação, o juiz Munir Hadad, confirmou a execução de Saddam Hussein num lugar "fora da Zona Verde", onde ficam as instalações do Governo iraquiano e as sedes das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
O juiz, que esteve a assistir ao julgamento, afirmou que Saddam "recusou que lhe cobrissem a cabeça antes de lhe colocarem a forca, tendo sido executado dessa forma. Tinha na mão o Corão e leu as frases da profissão de fé muçulmana (não há outro Deus para além de Alá e Maomé é o seu profeta)", não se tendo dirigido ao povo iraquiano.
A televisão estatal iraquiana, Iraqiya, avançou a notícia hoje cedo: "O criminoso Saddam foi enforcado", anunciou, passando de seguida algumas imagens de monumentos ncionais, ao som de música patriótica.
O enforcamento de Saddam vem pôr fim às especulações sobre a iminente morte do ex-ditador, que circulavam desde ontem.
As tropas estão em estado de alerta máximo, uma vez que a execução do ex-Presidente poderá originar uma onda de violência no país.O Presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que a execução de Saddam Hussein é "um marco importante no rumo seguido pelo Iraque no seu caminho em direcção à democracia".
Por seu lado, a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Margaret Beckett, afirmou: "O Governo britânico não apoia a pena de morte, no Iraque ou em qualquer outro lado. Defendemos o fim da pena de morte, independentemente do indivíduo ou do crime". "Explicámos a nossa posição às autoridades iraquianas, mas respeitamos a sua decisão enquanto oriunda de uma nação soberana".
Saddam foi capturado em Dezembro de 2003, nove meses depois da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, ter invadido o Iraque.
In Público Online



Saddam foi executado esta madrugada por enforcamento. Foi-se um ditador fica a revolta. Será que a pena de morte é justa? Quanto a mim não, pois nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida a outro ser humano, mas no caso de pessoas como este senhor ou como o falecido Augusto Pinochet ou Pol Pot, acho que posso abrir uma excepção...
Esperemos é que se encontre rapidamente uma solução que traga paz àquele povo Iraquiano já tão martirizado.

9 Comments:

Blogger Kaotica said...

Como sempre o governo britânico irrita-me com a sua posição hipócrita: somos contra mas se foram eles a praticá-la, lavamos daí as mãos como o Pilatos! Será que é assim que desejam democratizar os iraquianos? Deixem-me rir! Quanto aos americanos só mesmo se poderiam limpar se no mesmo dia enforcassem o senhor Bush que em nada é melhor que o Saddam. Ambos não matam, mandam matar. Sou incondicionalmente contra a pena de morte; caso um preso desses pedisse a eutanásia ser-lhe-ia imediatamente concedida. A hipocrisia é um mal a eliminar no 2007!
Abraços

12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar do que foi e do que fez Saddam, não abro excepções.Sou contra tal pena.

Um abraço e um 2007 óptimo para ti e melhor para a Paz no mundo.

Jorge g - o sineiro

1:02 da tarde  
Blogger Carlos Sério said...

Não será de abrir excepções à pena de morte, porque nunca se sabe onde começa e acaba a excepção. A acção ditatorial de Saddam exerceu-se sobretudo nos tempos em que foi apoiado pelos Estados Unidos.

1:16 da tarde  
Blogger Kaos said...

O assassinato de alguém nunca é solução. Somos seres humanos e deviamos compreender que a barbarie nunca será melhor que a inteligencia e o humanismo, neste ou em qualquer outro caso.
A juntar a isto ainda criaram um martir e lançaram ainda mais lenha na fogueira do médio oriente.
abraço

2:34 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

e terá o Estado poder sobre a Vida?
e não será esta execução um simples e puro exercício de vingança?
e não será motor de uma martirização e logo de um agravamento da situação no Iraque?

Sim, Sim, Sim...

2:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à pena de morte para tipos como este já me sinto um pouco dividido, apesar de já ter dito e concordar com a maoria da opiniões de que se pode ter criado um mártir, uma lenda que irá acirrar ainda mais os fidagais ódios e fundamentalismos. O problema aqui é que Saddam perdeu a vida, mas ganhou o “jogo”… A vitória do tal governo fantoche iraquiano é muito pirrica. Saddam cai de pé. Talvez por estar ciente disso, a sua atitude tivesse sido tão… altiva e digna. Ele talvez soubesse que estava a ganhar… imortalidade!

Claro que o julgamento foi uma palhaçada, sem tocar naquelas questões do antigo apoio dos US, da frança, etc... Também por isso havia necessidade de acabar com ele depressa! Condená-lo pela morte de cento e tal curdos?! É demasiado superficial! E as outras vitimas? Milhares? Havia pressa… Mas nem sempre se acaba com um mal, cortando-o atabalhoadamente pela raíz…

E aquela execução? Bem… Uns gorilas encapuçados, que pareciam ter saído de um filme ranhoso, tudo à pressa, imagens do corpo… Enfim, Saddam parecia realmente o herói, mesmo que se saiba que era uma besta…

Até consigo imaginar o que vai na cabeça dos seus apoiantes… Orgulho, pena e… um enorme desejo de… vingança!

Abraço!

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como o mundo e as opiniões são tão diversas...quem será que tem poder para decidir da morte ou vida?
Para quando os povos terão nas suas mãos os seus destinos e deixam de ser meras marionetas nas mãos daqueles que defendem interesses de viverem e vencerem à custa dos outros povos.
Não, não gosto, independentemente de quem seja, de ver a pena de morte.
Que o mundo caminhe para a paz e os homens saibam o seu lugar no universo, são os meus votos para este ano que se avizinha!

6:58 da tarde  
Blogger Kaotica said...

Querido amigo

Volto aqui de ânimo mais leve para vos desejar um 2007 magnífico, com a plena realização dos vossos desejos. Desejo que o círculo possa voltar a se reunir para brindar olhos nos olhos ao Novo Ano e que mesmo à distância as nossas salutares cumplicidades continuem vivas e despertas.
Um abraço fraterno para ambos!

4:11 da manhã  
Blogger Help Us! Animals wordwilde said...

Para mim, este homem nunca será um martir. Um herois???Duvido. Quando alguem é morto, passa a ser uma vitima. Qual vitima, parece que as pessoas se esquecem do ditador que ele foi. E mais , o Iraque com ou sem este tirano, será sempre um bomba -relógio.Haja justiça, pelo menos uma vez.

7:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home