terça-feira, maio 30, 2006

Escola, campo de batalha

Acabo de ver uma reportagem acerca da violência e falta de respeito, presentes em algumas escolas Portuguesas, e estou chocado. Ao que chegamos...
A reportagem foi feita colocando camaras ocultas dentro das salas de aula, e as imagens são impressionantes. Temos porrada e insultos a alunos e professores, brincadeira, andar em cima das mesas, correr, roubos, etc... Mas o que mais me chocou é que, segundo depoímentos dos professores, ao repreenderem alguns alunos, os pais desses alunos vêm tirar satisfações com os professores, chegando inclusivamente a bater nos professores. Mas está tudo doido, que é isto??? Na altura em que eu andava na escola se chegasse aos ouvidos dos meus pais, que andava a fazer asneiras, levava umas palmadas. Desrespeitar os professores nem nos passava pela cabeça... Havia respeito.
Sinto-me muito mal com tudo isto, a escola em vez de formar cidadãos conscientes e produtivos, está a criar marginais. Há que agir. E há que não por as culpas só nos professores e alunos. Para mim a principal culpa é dos pais!! A família tem um papel preponderante na formação de qualquer pessoa. Se não se tem educação, princípios nem valores em casa, nunca se vai ter uma pessoa que tenha respeito pelos outros e saiba viver em sociedade.

13 Comments:

Blogger Kaos said...

è o mal dests sociedade moderna em que as crianças quase não v~em os pais. Passam o dia sozinhos sem terem ninguem que lhes incuta respeito pelos outros. A educação civica é tão ou mais importante que a dos livros escolares. Sem ela estamos a criar monstros e não homens.
Um abraço

10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordor plenamente! A culpa é dos pais! Com o meu levava logo na tromba! Nada mais simples e eficaz para se ter educação. Haviam era de apanhar professores piores que eles, era da maneira que aprendiam a lição.. mas prontos cada vez ha menos valores e respeito na nossa sociedade.. A comecar nos pais... Os filhos sao os espelhos dos pais em grande parte..

11:50 da tarde  
Blogger Kaos said...

dml:
Não podemos ser tão duro para os páis. Muitos saiem, pai e mãe de manhã cedo para trabalhar, muitas vezes por muito pouco, e voltam já de noite. A vida nem sempre é fácil e já não há, como havia, a mãe para estar com os filhos.
um abraço

2:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha, concordo com os dois. Nenhum dos dois deixa de ter razão. Mas realmente os pais são os grandes culpados. Muitos descartam-se da educação. e não é só por causa do trabalho.

Fizeste bem em trazer este problema. Também falo disto no meu blog. E ainda deixo mais uma questão no ar: O que vão ser estes miúdos quando crescerem? Monstros, como diz o Kaos? O pior é que eu acho que sim...

2:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a mim o mal está no conceito geral de sociedade que temos vindo a criar.
A educação cívica, um dos principais pilares para a formação de cidãdãos livres e conscientes, respeitados e respeitadores, não existe, ou existe muito pouco. Os pais são vítimas, os filhos são vítimas, os professores são vítimas.
Como mãe e trabalhadora activa, acho que o segredo está em amarmos os nossos filhos dando-lhes esses valores e ao mesmo tempo sermos capazes de dar intensidade e profundidade ao tempo em que estamos juntos. Mas temos que rever também todo o processo de sociedade.
Abraços

7:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

kaos:
Claro que ha esses casos.. mas muitos destes que vemos a culpa é dos pais e até incitam os filhos a fazer destas coisas.. o problema é que exactamente o Sá Morais disse, como eles serão no futuro ? Imaginem um jovem destes no futuro com um filho, esse filho será igual ao pai? Ou será ainda pior visto o pai ter tido a juventude que teve ?!

9:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Voltei, porque me esqueci de uma notinha para o dml.
Não é necessário bater numa criança para a ensinar. Isso para mim não é ensinar nem educar. Foram esses e outros métodos que provavelmente nos trouxeram até aqui...
Ensinar é explicar, é trocar experiências, demonstrando como fazer, sem imperativos, tempo verbal que a maioria dos pais usa. Assisto a coisas que são uma dor de alma sobre a forma de educar. É mais fácil dar uma chapada do que explicar e ter paciência para formar...mas convenhamos que não é o método mais eficaz.
Abraços

10:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tb
Sim claro, mas quando se repete a mesma coisa nada como um estalo para e perceber que nao se deve mesmo fazer aquilo...

4:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como é fácil um estalo em quem não se pode defender e é mais fraco...esse estalo só se for na nossa cara de educadores, porque é sinal que não sabemos educar...

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu vi a Noticia completa agora a noite e repararam que os alunos era todos de raça negra ?! Dá que pensar é na questao de imigrações e tudo o resto..

11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

9:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

5:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

9:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home