quarta-feira, novembro 22, 2006

Tiques Fascistas...

O Governo Civil de Lisboa proibiu a manifestação de militares que estava prevista para amanhã, na Baixa da cidade, pelo facto de os organizadores não terem comunicado a sua intenção no prazo legal de dois dias.
O protesto, que a comissão organizadora denomina "passeio do nosso descontentamento", estava marcado para as 17h30, no Rossio, em Lisboa, e visava protestar contra os cortes orçamentais na área da Defesa.
Os militares criticam a redução, no Orçamento do Estado do próximo ano, de cerca de 50 por cento nas verbas para a despesa com a saúde dos militares e familiares, a diminuição de 25 por cento nas verbas destinadas às remunerações de reserva e a redução de 900 efectivos.
Ontem, os militares saudaram a garantia do Governo de que vai manter os direitos adquiridos dos profissionais que passaram à reserva até 2005, mas reafirmaram a intenção de manter a iniciativa de protesto marcada para amanhã.
Numa circular enviada às chefias militares dos três ramos das Forças Armadas, o Governo garante a manutenção dos direitos adquiridos dos militares que passaram à reserva até 31 de Dezembro de 2005.

Fonte: Lusa in Publico Online


Estou a ficar preocupado. O Governo civil de Lisboa proibiu uma manifestação pacífica que iria decorrer amanhã. Não sei porquê, mas medidas deste tipo de proibir ajuntamentos e manifestações populares, fazem-me lembrar uns certos tempos, anteriores a um certo dia, em Abril de 1974... O que me preocupa é que, apesar de já não andar por aí a PIDE, o nosso governo socialista está com cada vez mais tiques fascistas... Mas, se calhar, é só impressão minha...

4 Comments:

Blogger Rui Martins said...

bem.. eles escudaram-se num formalismo legal... ou seja, é legal... mas será... Justo? É que legalidade e justiça nem sempre se colam...

neste caso em concreto, penso que a manifestação em si não devia ser proibida. Mas nunca aceitaria qualquer forma de greve ou de greve de zelo que envolvesse militares ou forças policiais, isso é que não!

agora - fora isso - têm todo o direito de expressarem publicamente e em grupo a sua opinião.

8:21 da tarde  
Blogger Kaotica said...

Fascismo, com letra grande ainda não; tiques sim, e denunciam nervoso; prepotência, isso sem dúvida e muita! Que é legal não se autorizar uma greve que não foi requerida, sem dúvida, mas talvez os manifestantes já soubessem a resposta que iam levar. Agora: quem poderá proibir um passeio pela Baixa? São muitos? Também os chineses em hora de ponta e ninguém os prende! Quem não tem cão, caça com o gato e é isso que os militares vão tentar fazer. Amanhã vamos saber quem ganhará o braço de ferro! Abraços!

12:43 da manhã  
Blogger Kaos said...

Infelizmente não me parece que seja impressão tua. cada vez a lei do silencio parece crescer e lançar uma sombra negra sobre as nossas liberdades. Neste caso o argumento passa pelo facto dos militares não terem o direito a fazer manifestações por lei. Agora ninguém os pode impedir de irem passear. Pelo menos por enquanto.
abraço

2:11 da tarde  
Blogger tb said...

E eu até acho que eles andam aí... mudaram de sítio, de nome, mas...
Jinhos

3:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home