quinta-feira, janeiro 04, 2007

Cada vez temos menos razões para sorrir...

As fotografias publicadas nos jornais diários durante 2006 mostram que as pessoas sorriem pouco devido a um contexto social desfavorável, revela um estudo científico realizado em Portugal. A pesquisa, intitulada "A expressividade do sorriso Estudo de caso em jornais diários portugueses", realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, analisou cerca de 50 mil fotografias publicadas nos diários de Janeiro e Dezembro.
De acordo com a investigação, citada pela agência Lusa, a face neutra (inexistência de qualquer movimento facial) e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais analisados.
As pessoas estão a sorrir cada vez menos, devido ao contexto social desfavorável que vivem, explicou Freitas Magalhães, acrescentando que as mulheres sorriem mais que os homens, independentemente da idade, e que as crianças são as que mais apresentam um sorriso largo. Esta investigação complementa um estudo realizado entre 2003 a 2005, no qual se constatava que a expressão facial mais exibida era o sorriso superior.
In JN

É claro que não temos motivos para sorrir. A não ser que achemos piada, a estar sempre a apertar o cinto, aos aumentos de tudo e mais alguma coisa e às mentiras descaradas de quem nos governa. Todos os dias as noticias dão-nos novos motivos para chorar, não para rir...
Salvam-se ao menos as crianças e os animais. As crianças riem-se porque não percebem o que se passa( e ainda bem). Quanto aos animais, desde que lhes seja dado carinho e alguma atenção, estarão sempre felizes.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OUTSIDER:

Claro que não temos motivos para sorrir, mas a verdade é que o ritus do próprio povo é esse mesmo. Somos, sempre fomos, gente de cara fechada à boa maneira dos mouros de que muitos descendemos.
Curiosamente, em Espanha, onde vejo mais expressões semelhantes às da generalidade dos portugueses é na Galiza e nas Astúrias!
Somos mesmo assim, acho eu, independentemente de não termos motivos para andar com um ar prazenteiro pelas ruas.

Vejo que gostas de animais. Claro, só podias gostar...

Um grande abraço e gostei que abordasses esta realidade da sociedade nacional.

8:44 da tarde  
Blogger G.R. said...

Tanto pessimismo amigo!
Para mim o facto de estar vivo de ter saúde, já é uma razão para sorrir.
O resto? Isso vem por acréscimo!
Um grande abraço!

11:34 da tarde  
Blogger Kaos said...

Também nós se quando nos é dada atenção e carinho temos razões para sorrir. Mas, quem tem um blog como o teu onde sorrir e rir são receitas diárias só pode ser optimista e ver o sol brilhar mesmo em dias de chuva. Afinal, mudar o mundo é possivel.
abraço

10:26 da manhã  
Blogger Rui Martins said...

bem, os portugueses não têm fama de serem melancólicos e cinzentos? e esta fama não é de hoje, mas do século XIX... penso que este carácter é inato à Alma Portuguesa e resulta em grande medida do resultado da acção perniciosa da Inquisição, reforçada depois pelo Salazarismo...

e penso também que as coisas estão a mudar... com a geração que hoje tem 20 anos e que já não sente grande influência destes "peso-pesados" do Passado...

veremos daqui a 10 anos, se tenho ou não, razão!

2:07 da tarde  
Blogger Outsider said...

Jorge: Tens toda a razão. Parece que é tradição sermos sisudos. Mas eu não sou assim ontem é que estava mal disposto.
É claro que adoro animais.
Um Abraço.

5:44 da tarde  
Blogger Outsider said...

Kaos: Eu de facto sou um optimista e por norma bem disposto. Mas ontem não estava nos meus dias. Hoje já voltei ao normal. :)
Vamos mudar o Mundo!!!
Um Abraço.

5:45 da tarde  
Blogger Outsider said...

G.R.:
Tens toda a razão!! Hoje em dia damos valor a coisas sem importancia. Eu normalmente não sou assim, mas ontem não sei porquê estava sisudo.
Um Abraço.

5:47 da tarde  
Blogger Outsider said...

Rui:
Não sabia essa origem da nossa melancolia... Mas de facto explica muita coisa...
Espero que tenhas razão.
Um Abraço.

5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Basta ver essa imagem para a malta sorrir :)

A nossa tristeza e melancolia já é quase genética... Infelizmente, como povo, temos algumas boas razões para a ter. Somos o povo do "quase", dos "mas", do "porvir"...

Por outro lado, o que nos reta senão rir das tristezas?

Abraço!

3:37 da tarde  
Blogger Kaotica said...

Querido amigo

Espero que essas nuvens tenham já se dissipado. Eu também andei assim e foi passando. Somos um povo doente e já não é de agora, o Rui tem razão mas só não concordo com o optimismo para o futuro próximo porque quem pode rir abertamente com um presidente macambúzio como este? Só se passarmos a ter um sorriso de hiena como o do primeiro ministro! Felizmente existe o teu blog, o do Kaos e outros onde se faz da tristeza graça. E olha que o bom humor é adjuvante até na cura do cancro!
Um abraço!

11:53 da tarde  
Blogger Help Us! Animals wordwilde said...

Pois, mas os animais tb não se salvam neste pais de pessoas mal encaradas.Bormalmente são eles que levam por tabela. Pois como andam mal dispostos, descareram nos mais fracos Senão é por causa da situação que se vive, os portugueses arranjam outra desculpa, para andarem mal encarados. É mesmo um dos povos mais mal encarado que eu conheço. Começando pelo fado, que é só lamentações!!!!!!

4:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home