quinta-feira, janeiro 18, 2007

Carta escrita em 2070...



Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora. Agora usamos toalhas embebidas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais podia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água. A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a camada de ozono que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressiquidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos. Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui em troca, não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atómicas e da indústria contaminante do século XX. Advertia-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que eram as pessoas. Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou de destruir o meio ambiente ou simplesmente não tomámos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta TERRA !
Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos" de Abril de 2002
Apesar de ser uma carta ficcional, pode muito bem tornar-se verdade se não tivermos cuidado... Se continuarmos no rumo em que estamos, quem vai sofrer vão ser os nossos filhos e os nossos netos. Pensem nisto.

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente essa é a realidade!
O grande problema no meio disto tudo o que o ser humano não se apercebe é que nao vão ser eles a pagar os erros que cometemos no presente, mas sim as descendia nomeadamente filhos e netos...
Nos somos um virus do planeta e se não tomarmos medidas urgentement esse poderá ser um futuro muito realista e proximo.

Cada pessoa para compensar o Dioxido de Carbono que faz durante a sua vida, devia plantar 10 arvores. Eu irei plantar o numero que for possivel, assim ajuda a florestar e ajudo o ambiente.

Abraços

DML

12:14 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

mas olha que essa "ficção" já é a realiadade em muitos países do 3º mundo!

2:04 da tarde  
Blogger Kaos said...

Já pensei nisso várias vezes e fico sempre horrorizado comigo mesmo. Tenho dois filhos porque os desejei e os amo. Pensar no mundo que lhes vou deixar é sempre um pesadelo.
abraço

2:36 da tarde  
Blogger Outsider said...

dml:
Tudo o que pudermos fazer para minimizar os efeitos adversos que causamos no meio ambiente é uma boa aposta. S epudermos contribuir par melhorar, ainda melhor.
Um Abraço.

3:06 da tarde  
Blogger Outsider said...

Rui:
Infelizmente tens razão. Muita gente já sofre as consequências de não ser paraticado o desenvolvimento sustentável, do aquecimento global e das agressões que se fazem ao meio ambiente.
Um Abraço.

3:08 da tarde  
Blogger Outsider said...

Kaos:
Realmente pensar no mundo que vamos deixar à nossa descendência até dá arrepios... Esperemos que consigamos fazer a nossa parte e que seja possivel minimizar o mal que já está irreversívelmente feito...
Um Abraço.

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pensar , pensamos, mas não prescindimos de tudo o que o dito progresso pôs á nossa disposição. Creio que pensamos, no íntimo, que nunca poderá ser assim tão mau...
Um abraço.

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Correcção: à com acento grave!!!

4:13 da tarde  
Blogger Outsider said...

Renda:
Pois é. Não estamos dispostos a abdicar do nosso conforto, para melhorar o mundo... Mas só de pensarmos que estamos a agir mal, e se fizermos um pouco que seja, já estamos a contribuir.
Um Abraço.

7:40 da tarde  
Blogger G.R. said...

Desculpa, mas isso é ficção da pior qualidade!
Achas que em 2070 ainda vai haver vida inteligente na Terra?
Se agora, tirando os golfinhos, os chimpanzés, as baleias, os elefantes, as minhocas e mais meia dúzia de espécies, já está praticamente extinta?!
Abraço!

12:31 da manhã  
Blogger Kaotica said...

Outsider

Já conhecia essa carta que é um bom retrato do futuro e também uma espécie de aviso-sensibilização a todos os que nunca pensaram nisso. Infelizmente quem está cheio de razão é o Rui; como eu sempre digo: o fim do mundo é todos os dias para os que tiveram o azar de nascer do lado errado do mundo, esses que nunca souberam o que era ter água nas torneiras e comida nos frigoríficos. Fixando-nos apenas na nossa realidade, pensamos erroneamente num futuro que já é presente para muitos. Os recursos mundiais deviam estar a ser contabilizados e usados equitativa e racionalmente. Infelizmente entre nós o esbanjo continua.
Um excelente fim de semana, meu amigo!

1:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E quem avisa...

Bom texto!

um grande abraço

2:06 da manhã  
Blogger Outsider said...

g.r.:
Tens muita razão. De certeza que nessa altura já não haverá vida inteligente, só restaremos nós...
Bom fim de semana.
Um Abraço.

3:22 da manhã  
Blogger Outsider said...

kaotica:
Infelizmente milhões de pessoas vivem esta triste realidade todos os dias. Não ter que comer nem beber e não saber o que os espera amanhã. Não damos conta da sorte que temos.
Bom fim de semana amiga!
Beijos.

3:24 da manhã  
Blogger Outsider said...

Jorge:
...teu amigo é.
Também achei que era um excelente texto e por isso decidi partilhá-lo convosco.
Bom fim de semana.
Um Abraço.

3:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Assustador, o facto de esta ficção poder vir a ser realidade...
Será que já chegámos ao ponto de não-retorno?

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola

Pois, é tudo muito bonito mas se pensarmos bem o que é que fazemos diáriamente para melhorar esse futuro???????? Muita gente fala num futuro melhor mas pouca gente se preocupa realmente com isso e falo por mim que muito poucas vezes penso nisso.
Por isso deviamos todos reflectir nisto e pensar "O que já fiz hoje para melhorar o futuro dos meus filhos e netos????"

beijo

8:35 da tarde  
Blogger Outsider said...

Sá Morais:
Espero bem que não... Mas devemos estar muito próximo...
Um Abraço.

2:17 da manhã  
Blogger Outsider said...

Rute:
É exactamente nisso que temos que pensar todos os dias.
Beijos.

2:19 da manhã  
Blogger Maria Cristina Amorim said...

Acho que ainda vamos a tempo de salvar este nosso planeta, mas o complicado é convencer os grandes industriais a gastar mais dinheiro em equipamento de filtragem de residuos tóxicos.
Tudo gira á volta do dinheiro. Não importam as consequensias, o que importa é ganhar cada vêz mais, mesmo que o preço seja a destruição.
É assim que nós somos. Aquela expécie maldita que um dia apareceu e evoluiu para destruir a sua própria casa.
Beijos.

10:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

axo q as pessoas têm consciencia q isto possa perfeitamente acontecer, mas ja perguntas-te a algumas delas se faz alguma coisa para q isso n aconteça? alguem toma cuidados em casa? poucas as pessoas q tomam duche ou lavam os dentes, fecham a agua enquanto poem shampo ou esfregam os dentes, poucas colocaram uma garrafa dentro do autoclismo para gastar menos agua? PENSEM NISSO

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi td bem duihasiduhsa
meu nome e pedro paulo

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pior e que apesar de ser verdade e ter tocado o coração de todos nós, inclusive o meu (conciencia pesou, acho q vou pegar uma muda com minha avó pra plantar no quintal aqui de casa... AHUahuAHU) a grande maioria vai dizer q achou triste, q é realidade e vai desligar seu pc e ir tomar seu gostosissimo banho de meia hora! as coisas são assim, o ser humano só acorda quando se ferra! e não é so nisto!

12:32 da manhã  
Anonymous rudolf said...

o fim esta prosimo relato aqui os ultimos dias do mundo. quando não ouver ou alguem um dia no futuro mais prosimo descobrir como erra os dias de humanidade acabara não avera nada apenas poeirra viva pois o fim dos dias esta proximo.

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

todos os dias eu me sinto inpotente....trabalho em um mercado e nós fazemos de tudo para economizar as sacolas plasticas os copos descartaveis que levão 50a nos para se deconpor e todo mundo pede quando compra uma coca cola só por preguiça de lavar um copo.....parece que a gente não esta fazendo o suficiente, e tem gente que sequer presta atenção quando se fala em reciclar...e diminuir o uso abusivo da agua.

infelizmente ja me conformei que daqui a pouco tempo o que a humanidade teme que aconteça ira se tornar real....a principal culpa? dos governantes? sim....porque não são capazes de tomar medidas....leis para acabar com o uso abusivo da agua, das sacolas, de não dar um destino adequado para o lixo...por não reciclar....pois só quando doer no bolso as pessoas irão pensar em levar sua sacola de pano no supermercado.
e a culpa maior??????? é nossa por não exigir que estas medidas sejão tomadas.

9:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home