Norte e Galiza juntam-se para fabricar automóveis sustentáveis.
Nos próximos dois a três anos, a euroregião Norte de Portugal/Galiza vai conceber e fabricar veículos automóveis sustentáveis, no âmbito de um projecto pioneiro de engenharia, previsto durar entre dois e três anos. Hoje foi assinado o memorando de entendimento na Maia.
O projecto envolve o Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG). Estas duas entidades vão desenvolver um novo conceito de veículo sustentável ou “green car”, ou seja, um carro com processos de fabrico e um motor “limpos”, explica António Cunha, administrador do CEIIA.
Entre os parceiros do processo estão a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico.
"A meta será sermos capazes de ter uma linha de produção flexível. É isso que temos de pensar em conjunto", explicou António Cunha aos jornalistas no final da apresentação do projecto.
Se conseguir mobilizar parceiros internacionais, o novo “concept car” poderá ser comercializado numa fase posterior.
A cerimónia contou com a presença da Comissária Europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, e do ministro do Ambiente Francisco Nunes Correia.
Para a comissária, é necessário que estes projectos se tornem "mais visíveis" na Europa e no mundo.
Nunes Correia diz que Portugal tem que saber "mostrar" da melhor forma aquilo que é feito no país. "Portugal já tem alguns locais de excelência como estes que visitamos hoje. Precisamos de mais. Precisamos de mais massa critica e precisamos de assumir melhor a qualidade daquilo que temos", concluiu.
De acordo com os dados do CEIIA, a indústria automóvel na euroregião integra dois construtores e 190 fornecedores, que empregam um total de 40 mil pessoas e produzem anualmente um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros.
Lusa in Publico Online
Parece que quando há vontade, sempre se consegue fazer alguma coisa de jeito. Processos de fabrico "limpos" que terão como resultado a produção de carros "limpos". Isto são boas notícias para nós e para o ambiente.
O projecto envolve o Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG). Estas duas entidades vão desenvolver um novo conceito de veículo sustentável ou “green car”, ou seja, um carro com processos de fabrico e um motor “limpos”, explica António Cunha, administrador do CEIIA.
Entre os parceiros do processo estão a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico.
"A meta será sermos capazes de ter uma linha de produção flexível. É isso que temos de pensar em conjunto", explicou António Cunha aos jornalistas no final da apresentação do projecto.
Se conseguir mobilizar parceiros internacionais, o novo “concept car” poderá ser comercializado numa fase posterior.
A cerimónia contou com a presença da Comissária Europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, e do ministro do Ambiente Francisco Nunes Correia.
Para a comissária, é necessário que estes projectos se tornem "mais visíveis" na Europa e no mundo.
Nunes Correia diz que Portugal tem que saber "mostrar" da melhor forma aquilo que é feito no país. "Portugal já tem alguns locais de excelência como estes que visitamos hoje. Precisamos de mais. Precisamos de mais massa critica e precisamos de assumir melhor a qualidade daquilo que temos", concluiu.
De acordo com os dados do CEIIA, a indústria automóvel na euroregião integra dois construtores e 190 fornecedores, que empregam um total de 40 mil pessoas e produzem anualmente um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros.
Lusa in Publico Online
Parece que quando há vontade, sempre se consegue fazer alguma coisa de jeito. Processos de fabrico "limpos" que terão como resultado a produção de carros "limpos". Isto são boas notícias para nós e para o ambiente.
19 Comments:
uma excelnte noticia, quer pela vertente ecológica, quer pela vertente da aproximação entre os dois irmãos "desavindos" galiza-portugal...
aliás, a re-fundação da portugaliza é um dos meus sonhos, como sabes...
coisas de Agostinho!
e espero que este projecto frutifique, que bem precisamos! veremos é como correm as coisas na fase seguinte (onde por cá, sempre falha alguma coisa...)
Óptimo exemplo quer no ponto de vista ambiental, quer no ponto de vista empresarial. No futuro esperemos que se junte também o ponto de vista económico.
Faço minhas as palavras do Rui!
E adorava que o projecto resultasse mesmo,...sem imprevistos de última hora, tão habituais no nosso país.
Faço minhas as palavras do Rui!
E adorava que o projecto resultasse mesmo,...sem imprevistos de última hora, tão habituais no nosso país.
Eu que já não acredito em quase nada desconfio sempre dos resultados práticos. Fazem-se os estudos e depois fica tudo numa gaveta porque ninguém investe na produção. Vamos ver, pode ser que a boa noticia se torne numa boa realidade.
abraço
Ideias e projectos destes são de louvar!
Esperemos que tudo de certo! É bom para o País e para o Ambiente!
Abraços
Bonito no papel sera que vai ser uma realidade de sucesso...espermos que sim.
Um abraço
Sempre acreditei nos "carolas" portugueses. Temos excelentes investigadores e, muitos deles, já com fama no estrangeiro.
Espero é que o patamar seguinte (vontade política) também acompanhe...
Já agora... ouviram aquela notícia sobre o possível uso da cortiça na industria automóvel? Parece que tem uma capacidade de absorção de impacto muito superior aos materiais já conhecidos (e economicamente viáveis...). Poderá ser a salvação da indústria corticeira...
Um Abraço
Rui Martins:
Viva a Portugaliza, esperemos que a coisa dê frutos e que não falhe nada...
euseinadar:
Infelizmente o principal ponto de vista é mesmo o económico, esperemos que seja possivel ser rentavel deste ponto de vista.
Um Abraço.
ka:
Eu também adorava que o projecto resultasse, vamos a ver... Tudo há-de correr bem.
Um Abraço
Kaos:
Também partilho um pouco o teu pessimismo, pois fartos de exemplos de boas intenções goradas estamos nós. Tentemos ser optimistas e acreditar que é possível.
Um Abraço.
dml:
É bom para tudo e todos.
Um Abraço.
Alberto:
Vai ser um sucesso... espero eu!
Um Abraço.
pessoa:
Não sabia essa da cortiça. Pode ser de facto a salvação da industria corticeira, visto que as nossas rolhas de cortiça estão a ser substituídas pelas de plástico...
Um Abraço.
Alto lá. Parece que a grande ameaça agora não são as rolhas de plástico, mas as "screw caps"! Como diriam os americanos, "They are screwing us!"
Se, como parece, for bom para a Galiza e para nós, entãosaúdo a notícia com um "Viva, até que enfim!"
um abraço.
È bom ver o pessoal cá do burgo a enbarcar no comboio do progresso antes dele sair da estação.
Já agora, espero que eles usem muitos desses absorvedores de impacto em cortiça, ano sim ano não sento-me em cima de uma pilha de cortiça para a vender e cada vez è mais dificil.
Alguém sabe dizer se existe algum país no mundo cuja legislação tenha obrigado as montadoras de veículos a praticar a "produção sustentável"?
Ouvi dizer que na Suíça os cidadãos só podem adquirir um veículo mediante licença etc. Isto é consumo sustentável, bom e belo!
Mas e a produção sustentável? Acontece em algum lugar? Desde quando?
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