quinta-feira, agosto 03, 2006

Espaço 1999

Japão quer base habitada na Lua

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) planeia enviar astronautas para a Lua em 2020 com o objectivo de ali construir uma base habitada que estaria operacional em 2030, disse ontem um porta-voz daquela organização.
No âmbito do projecto, anunciado esta semana em Tóquio, numa conferência internacional, o Japão começará por lançar um satélite para a órbita da Lua já em 2007. A essa primeira etapa seguir-se-á o envio para a Lua de uma nave não tripulada para proceder a recolha de amostras.
Em 2020, desembarcarão no satélite natural da Terra os astronautas que irão construir a estação durante os dez anos seguintes. A JAXA já manifestou anteriormente a ambição de se instalar na Lua, tendo anunciado um plano que previa uma base habitada em 2025. "A exequibilidade do plano não é ainda clara. Falta obter o acordo do Governo e do povo japonês, mas do ponto de vista tecnológico tudo será possível dentro de algumas décadas", referiu o porta-voz da JAXA.
Os EUA estão já a preparar uma missão tripulada à Lua com lançamento previsto antes de 2015. A UE tem um projecto para 2020, enquanto que a China e a Índia olham também com interesse para o único satélite natural da Terra.

In Jn


Parece que vamos ter uma corrida à lua que nos vai deixar os olhos em bico. Será que isto vai mesmo acontecer? Será que vamos conseguir colonizar a lua? Será que vai ser como na guerra fria para ver quem chega primeiro, mas com mais concorrentes? Será que a base vai ser como a da série "Espaço 1999"? Será? A ver vamos...

5 Comments:

Blogger tb said...

ai estou desgraçada...quem seria que "deixou escapar a informação"? Agora vai acabar-se o meu sossego. Já não vou para lá, pronto!
Achei engraçada a continuação pessoal lá no linhas. Já sabes qeu o meu blog é também teu e por isso não peças desculpa. Não precisas.
Beijinhos

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também já tinha visto esta noticia. Será que vamos ter um Espaço 1999 em versão Manga? Em vez de um John Koenig um Xon Kauni? :) Bem, já lá havia a Yasko...

Mas acho bem que a corrida ao espaço se reanime! Por vezes parece que a humanidade estagnou depois da ida à Lua.

abraço

5:55 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

bem... mas repara na parte essencial da notícia: "falta a aprovação do governo"... é para já apenas um projecto da JAXA, ainda sem financiamento... A RKK Energia russa tb propôs ao governo russo um interessante projecto de envio de homens a Marte... Mas para este tb ainda não choveu a gita...

8:02 da tarde  
Blogger Kaos said...

Seria interessante ver o homem a viver na lua. quem sabe não encontrariamos ai algo de bom para a humanidade. Uma corrida seria bonito e talvez fizesse o mundo olhar mais para cima que para a casa do vizinho
abraço

12:57 da tarde  
Blogger Mariazinha said...

Lembro-me de brincar ao Espaço1999
com uma telefonia velha que havia
em casa dos meus pais!
Agora pelos vistos vai ser mesmo a sério.
É o progresso!

8:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home