sexta-feira, setembro 22, 2006

O que fazer ao óleo de cozinha depois de usado?

O que fazer com o óleo de cozinha usado? Sabem onde colocar o óleo proveniente dos fritos lá de casa? Mesmo que não façamos muitos fritos, deitamos o óleo na banca, na sanita ou noutro ralo qualquer, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. As águas resíduais vão para uma ETAR para serem tratadas. Uma água residual com óleo implica um tratamento mais complexo e dispendioso, que muitas ETAR's não possuem, o que provoca despejos nos rios de muitas águas contaminadas. Não se esqueçam que a água que bebemos vem dos rios...
Porque é que se faz isto, podem perguntar? Porque infelizmente ninguém informa as pessoas acerca do método correcto para nos livrarmos do óleo usado.
O melhor método para deitarmos fora o óleo usado é colocá-lo numa garrafa de plástico (por exemplo das de Coca-cola, sumos ou mesmo de água), fechar bem a garrafa e colocá-la no lixo normal (ou seja no lixo indiferenciado).
UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE UM MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA!!! Isto é o equivalente ao consumo de água de uma pessoa durante 14 anos.

Concerteza que muitos de vocês já sabiam disto, mas se houver alguém que não saiba, já dou este post por bem empregue. Por favor divulguem-no.
Um Abraço,
Outsider

4 Comments:

Blogger Kaos said...

Todo esse oleo podia ser reutilizado para produzir energia. Mas até lá o teu post é um bom conselho para todos nós.
obrigado
um abraço

11:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim já conhecia. Mas ainda bem que o divulgaste. Estou como o kaos, mas ambiciono e sonho que lá cheguemos. Se nã ochegarmos só nós seremos os prejudicados.
Jinhos

3:01 da tarde  
Blogger Farplex said...

sim, é um facto que a remoção do óleo (bem como outras gorduras), não existe em todas as ETAR, porém o processo de remoção é simples...através de borbulhadores de ar a gordura é forçada a subir e removida com raspadores (sucintamente é isto!!!).
A verdadeira utilização destes óleos usados(e agora sim com proveito face à crise dos combustíveis...), é a utilização dos mesmos para a produção de biocombustíveis, que além de menos poluentes, também aumentam a longevidade dos motores, além de que é uma solução eficaz de reciclagem para estes resíduos sem destino seguro.

6:22 da tarde  
Blogger Franciline Oliveira Carlos Vnetura said...

Adic
Sim, mas se colocarmoa o oleo em garrafas PET; memso que vá para os lixões poluirá desta vez o solo.
O mais correto e reaproveita-lo.

8:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home