terça-feira, outubro 10, 2006

Estou preocupado...

"Os membros do Conselho de Segurança condenaram vigorosamente o anúncio [do ensaio nuclear norte-coreano] e voltaram a exigir que a Coreia do Norte se abstenha de realizar outros ensaios; que volte às negociações a Seis [China, as duas Coreias, Estados Unidos, Japão e Rússia), e que abandone todos os seus programas nucleares e os outros programas relativos aos mísseis".

Assim começa a declaração de Kenzo Oshima, embaixador do Japão e presidente em exercício do Conselho de Segurança da ONU, que esteve ontem reunido de urgência, a analisar o facto de a Coreia do Norte ter anunciado, horas antes, a realização de um teste nuclear subterrâneo.

O Conselho de Segurança promete "uma resposta firme, rápida e muito clara". Por sua vez, o embaixador norte-americano, John Bolton, adiantou que o projecto de resolução prevê a imposição de sanções à Coreia do Norte, nos termos do Capítulo VII da Carta das Nações Unidas.
Carlos Gomes In JN


Estou preocupado... Todos sabemos que o senhor Kim Jong Il não bate bem da bola. Para piorar a situação temos agora um louco com armas nucleares. O que me preocupa verdadeiramente é que se este senhor se passa da cabeça e detona uma arma nuclear na Coreia do Sul ou no Japão, vamos ter uma catástrofe mundial, quem sabe se não seria o início da terceira guerra mundial... Esperemos que não.

Hoje é o dia mundial contra a pena de morte. A Amnistia Internacional comemora hoje este dia em simultâneo com os 160 anos decorridos desde a última execução em Portugal. Agradeço ao amigo Rui Semblano pela lembrança. Para mais informações cliquem Aqui.

Um grande Abraço,
Outsider.

5 Comments:

Blogger DML said...

Pois dois minutos antes de teres colocado este coloquei um meu... Sem duvida motivo de preocupação para todo o mundo!

Abraço!

4:59 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

descansa... nada vai acontecer para além de alguma verborreia inútil... os EUA estão demasiado atolados em entre-os-rios para avançarem em força para a Coreia e a Coreia do Sul e o Japão não têm a força bastante para agirem sózinhos... No máximo haverá sanções, mas mesmo essas... serão bloqueadas pela China...

11:57 da tarde  
Blogger José Pires F. said...

Já reparaste que a Europa não é perdida nem achada para este terrível problema?

Eu não concordo com o Rui, acredito (pelo menos quero acreditar), se as sanções forem em consertação com a China, Japão, EU, Rússia e Europa, têm pernas para andar. Desde que, sejam implacáveis como a situação merece, caso contrário é como dizes e teremos de ter em conta as medidas que Shinzo Abe tomará.

Este Outono navega nos maus prenúncios.

Grande abraço.

6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma perspectiva mais parecida com o Rui.
Mas também é verdade que o mundo atravessa convulsões violentas que nos podem levar facilmente a um conflito geral. Veremos.
Abraço forte

6:41 da tarde  
Blogger Kaos said...

Também eu estou preocupado por saber que há locos com o poder de lançar bombas nuclearaes. A solução só pode passar pelo desmantelamento de todos os arsenáis nucleares. Não pode haver uns a ter e outros não. Nuclear não obrigado.
abraço

11:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home