terça-feira, outubro 03, 2006

Dia Mundial do Animal


Amanhã(dia 4 de Outubro) é o dia mundial do animal. Em honra a estes nossos amigos que são tantas vezes mal tratados e abandonados, ficam aqui os direitos fundamentais dos animais.


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS:
(proclamada em assembleia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978)

ARTIGO 1:
Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência.
ARTIGO 2:
a) Cada animal tem direito ao respeito.
b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência ao serviço de outros animais.
c) Cada animal tem direito à consideração, à cura e à protecção do homem.
ARTIGO 3:
a) Nenhum animal será submetido a maus tratos e a actos crueis.
b) Se a morte de um animal é necessária, ela deve ser instantânea, sem dor ou angústia.
ARTIGO 4:
a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se.
b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.
ARTIGO 5:
a) Cada animal pertencente a uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie.
b) Toda modificação imposta pelo homem para fins mercantis é contrária a esse direito.
ARTIGO 6:
a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme sua longevidade natural.
b) O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.
ARTIGO 7:
Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação de tempo e intensidade de trabalho, e a uma alimentação adequada e ao repouso.
ARTIGO 8:
a) A experimentação animal, que implica em sofrimento físico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.
b) Técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.
ARTIGO 9:
Nenhum animal deve ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e abatido, sem que para ele tenha ansiedade ou dor.
ARTIGO 10:
Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
ARTIGO 11:
O acto que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.
ARTIGO 12:
a) Cada acto que leve à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
b) O aniquilamento e a destruição do meio ambiente natural levam ao genocídio.
ARTIGO 13:
a) O animal morto deve ser tratado com respeito.
b) As cenas de violência de que os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos dos animais.
ARTIGO 14:
a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
b) Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos dos homens.


Cá estão os direitos fundamentais dos animais. São inteiramente cumpridos pela espécie humana, não são? Infelizmente não e há muitos animais que sofrem por esse mundo fora.
Claro que também há os que são amados e fazem parte da família. Exemplo disso é a minha gatinha, que é deficiente e foi adoptada por nós, após ter sido encontrada debaixo do carro de um amigo meu. Ao ínicio fui contra, pois não gostava de gatos. Mas após ver uma bolinha de pêlo indefesa que caía a cada dois passos que dava e que esbarrava contra as coisas, não pude deixar de ter pena e de pegar nela. Ela cabia na minha mão. Posso dizer-vos que ela me conquistou completamente, pois é muito meiga. Ainda bem que a adoptamos, pois após a termos levado ao veterinário, para ficarmos a saber o que ela tinha, foi-lhe diagnosticado um problema no cerebelo que lhe condicionava o equilíbrio e foi-nos dito que se ela tivesse ficado na rua nunca sobreviveria. Sendo assim ficamos muito felizes porque a salvamos e além disso ganhamos um novo membro para a família. Ela já tem dois anos e meio e é muito feliz. Já se equilibra bem, raramente bate contra as coisas e adora brincar. Tem ainda a grande vantagem de não saltar para cima das coisas nem trepar às cortinas. Em suma estou muito contente por a ter adoptado. Pensem bem neste caso e façam o mesmo, um animal trará afecto, felicidade e alegria à vossa casa.
Um Abraço,
Outsider.


P.S. - Se não tiverem ainda planos para o fim de semana e moram em Lisboa ou arredores, dêem um salto à expo para as comemorações do Dia Mundial do Animal. Mais informações Aqui.

6 Comments:

Blogger Ana Abreu said...

Não fazia a mais pequena ideia que amanhã se comemora o Dia Mundial do Animal, mas ainda bem que existe.
Eu nunca tive nenhum cão ou gato como animal de estimação, o máximo que tive foram 2 peixinhos.
Sinceramente não gosto mto de animais, mas a verdade é que também não os trato mal, e respeito-os e isso é o que todos deviam fazer.

7:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem lembrado, sim senhor! È pena que estes direitos sejam palavras ocas...

Realmente, o que interessa é respeitar os animais. Têm tanto direito a habitar este mundo como nós. E para quem achar que a nossa suposta superioridade intelectual nos dá o direito de maltratar os "inferiores", só queria que pensasse no que aconteceria se um dia chegasse à Terra uma raça mais desenvolvida do que nós, mas com os nossos defeitos... Teriam eles justificação para nos tratar como... animais?


Grande abraço!

12:37 da tarde  
Blogger Kaos said...

Eu lá em casa já estou bem servido. Um cão que encontrei abandonado no inicio do ano, mais um gato e duas gatas. A juntar a isto, neste momento, mais dois gatinhos pequenos (já consegui oferecer outros dois).
Custa-me entender que haja quem abandone amigos como aqueles. Para mim seria como abandonar na rua alguém da minha familia.
Um abraço

1:19 da tarde  
Blogger José Pires F. said...

Não fosses tu, e nem saberia que hoje era o dia mundial do animal.

Obrigado e um grande abraço.

11:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cerebelo é uma doença parecida com o sarampo, nao é? "não sei quê, cerebelo, sete vezes vem ao pêlo". E os gatos também têm isso? Ficam com o pêlo às pintas?

2:37 da tarde  
Blogger A Minha Vida... said...

É tão bom e raro encontrar alguém que goste de animais! ;)
É triste e revoltante, a forma monstruosa como muitas pessoas os tratam... :S
As pessoas falam tantas coisas, mas os animais são aquilo que os donos lhes ensinam a ser, se forem tratados com carinho, as probabilidades de serem meiguinhos conosco são muito mais fortes...
No entanto, muitos animais, atacam, em defesa, porque aprenderam a ter medo de tudo e todos...
Pk são constantemente maltratados...
:s

Bem dxclp a invasão se kizeres paxa pelo meu ;)

http://karysecretsofmylife555.blogspot.com/

Bjs

12:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home