quarta-feira, junho 28, 2006

Afinal ainda existe altruísmo

Segundo homem mais rico do mundo oferece a fortuna

O segundo homem mais rico do Mundo, dono de uma fortuna de 43 mil milhões de dólares, resolveu desfazer-se da maior parte desse dinheiro. Warren Buffet vai doar 85% do que tem a associações de beneficência. E começou por fazê-lo simbolicamente, anteontem à noite, num encontro com o homem mais rico do Mundo, Bill Gates, a cuja fundação entregou uma carta de compromisso.

Os dois empresários americanos encontraram-se numa reunião-debate na grande biblioteca de Nova Iorque para falar do seu futuro humanitário comum, esperando também suscitar vocações. "Cá está", disse Buffet a Gates, antes de lhes dar um abraço.

A doação a Gates - de 31 mil milhões de dólares, equivalentes a 29 mil milhões de euros - permitirá à primeira fundação no mundo duplicar os seus fundos.

Warren Buffet entregou também um sobrescrito a outras quatro fundações, três delas geridas pelos seus próprios filhos. "Estes foram fáceis de assinar, limitei-me a assinar 'papá'", gracejou.

"É um grande dia para mim", disse o milionário. "Fui um felizardo. Sempre achei que isso devia regressar um dia à sociedade, e a minha família está de acordo comigo", declarou, dizendo-se inspirado desde sempre pelos capitães da indústria que se assumiram como grandes filantropos, como John Rockefeller.

Buffet explicou que seguia há anos a acção de Bill Gates, elogiando a sua paixão e empenho "pelo bem do maior número". "Então quando chegou o momento (de dar), foi evidente".


Bill Gates, cuja fundação deverá receber o essencial dos fundos dados por Buffet, qualificou a doação de "grande responsabilidade". Questionado pelo público quanto ao grande sonho que o casal espera realizar, a esposa de Gates, Melinda, apontou "uma vacina contra a sida". Já o marido evocou a erradicação de grande parte do "top 20 das doenças" actuais.

In Jn


Cá está um gesto bonito e que não é facil de fazer. Estamos a falar de doar qualquer coisa como 36.550.000.000 de dólares, ou seja aproximadamente sete mil milhões de contos. Apraz-me ver que ainda há filantropos e pessoas dispostas a doar fortunas para o bem da humanidade.

4 Comments:

Blogger DML said...

Ai está! Muito bem! Sim Senhor! Homens inteligentes! De grande Nivel! 1º e 2º Homem mais rico do mundo a ajudar as pessoas! Isto é um exemplo para todos! Estamos a falar da doação de um valor incalculavel...

12:43 da tarde  
Blogger Rui Martins said...

o que dá para... Ota e meia? (seguindo a nova unidade de medida monetária socrática)

(e q mede tão bem o grau imenso do desperdício...)

6:06 da tarde  
Blogger Kaos said...

Só espero é que aqueles que terão a responsabilidade de o utilizar se lembrem de quem devem ser os verdadeiros destinatários desse dinheiro. Não são bancos na Suiça nem offshores. Espero que se lembrem disso.
um abraço

12:14 da tarde  
Blogger tb said...

pois, concordo com o kaos e para além disso, acho engraçado.
É verdade que ele duou uma parte da fortuna, mas seria interessante perguntar de onde veio aquele dinheiro todo...e já agora foi ter com o Bill...e também já agora eu costumo dizer que o dinheiro tem que estar nalgum sitio. Porque não arde nem o queimam...então ele está concentrado num punhado enquanto uma grande maioria vive na miséria. Talvez fosse altura de uma melhor distribuição das riquezas...
Desculpem mas não pude deixar de fazer aqui o meu desabafo. Afinal estamos entre amigos.
Beijinhos

4:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home