sexta-feira, junho 16, 2006

Selo do Carro

Há um milhão de veículos a pagar o dobro pelo "selo do carro"

O número de automóveis que se está a acumular, desde 1996, no 1.º escalão do chamado "selo do carro" é já superior a um milhão. Tudo porque o cálculo deste imposto deixou de ser feito em função da idade, não permitindo, por isso, que os carros vão passando para escalões mais baratos à medida que "envelhecem". Esta mudança fará com que os veículos entre 1000 e 1750 de cilindrada (que são a maioria) paguem, este ano, mais cerca de 14 milhões de euros de "selo" do que pagariam se as regras não tivessem sido alteradas.

De acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal, entre ligeiros de passageiros e todo-o-terreno, venderam-se em Portugal 227 911 veículos, em 1996, 226 593, em 1997, 267 170, em 1998, e 297 670, em 1999. Juntos, estes carros somam mais de um milhão e como não podem sair do 1.º escalão - que passou a integrar todos os que têm matrícula posterior a 1995 - pagam, na prática, o dobro do que pagariam se o cálculo do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV) não tivesse sido alterado.

Se se tiver em conta que cerca de 70% dos carros têm cilindradas entre os 1000 e os 1750, um exercício simples permite constatar que, pelas regras anteriores a 2002 (que tinham por referência a idade), o milhão de carros que se mantém "retido" no escalão mais caro pagaria este ano pelo "selo" perto de 13 milhões de euros. Mas pelas regras agora em vigor, os donos daqueles carros vão efectivamente desembolsar qualquer coisa como 27 milhões de euros.

In Jn


Mais uma medida para nos meter a mão no bolso... Mas, por outro lado não posso discordar da ideia de que os carros mais antigos, logo mais poluentes, paguem menos do que os mais recentem que poluem menos. Estou num impasse, não sei se hei-de concordar ou discordar da medida. Mas que me cheira a mais uma medida de encaixe extraordinário cheira... E vocês o que acham?

5 Comments:

Blogger DML said...

Em grande outsider. Por acaso tinha acabado de escrever o artigo, mas graças a Merda(fiquei chateado) de segurança de autenticação quando pus para publicar aquilo levou-me para a pagina de login e perdi todo o post. Por um lado ate nao foi mau pois quando cheguei aqui tens um post como o meu!
Este governo ja não nos mete a mao no bolso, agora ROUBA-NOS!
Abraço

11:40 da manhã  
Blogger Rui Martins said...

é sempre a mesma história: em época de apertos quando importava comer menos à Economia, saca-se mais para manter tudo na mesma. Em vez de redução de impostos "virtuosa" que incentive (e obrigue) o investimento, saca-se mais aos mesmos... E aliás, se querem sacar mais porque não aumentam os impostos sobre as altas cilindradas e os carros (suvs, jipes, desportivos) de modo a compensar a manutenção nos escalões mais baixos?

12:17 da tarde  
Blogger Kaos said...

Eles estam-se bem nas tintas para a poluição. O que querem é meter mais dinheiro ao bolso. Os carros mais velhos são inspecionados anualmente (mais um imposto encapotado) e é medido o nivel de CO2. Esta medida é totalmente injustificada.
um abraço

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que tive oportunidade de vir aqui. Hoje tinha pensado escrever sobre esta medida.
Para além de tudo o que os outros amigos já disseram, acho que ainda há mais um motivo. O incentivo cada vez maior à compra de carros novos. Afinal têm que dar escoamento ao produto...é mais uma vergonha o que se passa neste ramo da economia.
Beijinhos

10:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Outsider: Isto é mais do mesmo... Pagar, pagar, pagar... É o roubo do costume. Como diz o teu irmão.

E concordo com o Rui que quem devia pagar mais são aqueles que compram Porshes e Ferraris, esses que paguem a crise, visto que esta lhes passa ao lado...

abraço

6:10 da tarde  

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