sexta-feira, junho 23, 2006

Festa de S. João!!!

Festa cíclica, de raiz pagã, que assenta, fundamentalmente em “sortes” amorosas, encantamentos e divinações que se devem relacionar, por um lado, com o casamento, a saúde e a felicidade, mas que andam também estreitamente ligadas aos antigos cultos pagãos do Sol e do fogo e às virtudes das ervas bentas, ao orvalho, às fogueiras, à água dos rios, do mar e das fontes.

Quem saltar a fogueira na noite de S. João, em numero ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males.

Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de S. João curam certas doenças de pele. Para certos males, são benéficos os banhos que se tomem na manhã do dia de S. João, mas antes do Sol nascer. No Porto, os que se tomavam nas praias do rio Douro ou nos areais da Foz, valiam por nove...

As orvalhadas têm a ver com a fecundidade. Uma mulher que se rebole de madrugada sobre a erva húmida dos campos (“...para tomar orvalhadas / nos campos de Cedofeita”) fica apta para conceber. Segundo um conceito antigo as orvalhadas eram entendidas como o suor ou a saliva dos deuses da fertilidade. Uma outra velha tradição assegura que os namoros arranjados pelo S. João são muito mais duradouros do que os que se formam pelo Carnaval “que não vêm chegar o Natal..."


Quanto a esta última informação, posso garantir que é verdade... Conheci a minha mulher na noite de S. João, faz hoje 11 anos. Começamos a namorar 2 dias depois e estamos juntos desde então. Casamo-nos no dia em que fizemos 9 anos de namoro faz depois de amanhã 2 anos. Parece que o S. João é bom para os casais...

Quanto aos festejos de hoje, vamos à sardinhada, muito bem regada e depois vamos mandar o balão enorme que comprei, espero que não arda... Depois ficamos na borga até às tantas, porque já não tenho paciência para ir para o meio da confusão ver o fogo e andar à martelada (já fui muitos anos, agora quero é estar descansadinho)... Mas se for a primeira vez que vêm ao Porto no S. João, aconselho a ir para a Ribeira ver o fogo(é lindissimo) e depois é só andar à martelada, garanto-vos que é muito divertido. Cuidado com os alhos porros!
Bem vou preparar-me para acender o fogareiro e começar a assar as sardinhas e no entretanto beber umas cervejinhas, porque isto de estar à beira do calor do fogareiro dá muita sede... :)
Um grande Abraço.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diverte-te e bebe aí uma cervejola por mim!

abraço.

10:53 da tarde  
Blogger Kaos said...

Tem um bom São João na companhia da tua mulher (aproveito para vos dar os parabens pelo aniversário que é daqui a dois dias). Diverte-te, bebe mais uma cervejinha que eu daqui estou a fazer um brinde com voces, mas tambem com todos os nossos amigos da blogosfera.
Uma boa noite para todos

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora cá estou de novo a ver as novidades...
Diverte-te e parabéns aos dois! Interessante estas linhas sobre o S. João!
Eu prefiro um bom vinho tinto em vez da cerveja, se não te importas (com uma sardinha assada.
Beijinhos

5:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home