quinta-feira, agosto 24, 2006

A Europa vai chegar à lua


Quando atingir a superfície da Lua, a sonda Smart-1 viajará à velocidade de dois quilómetros por segundo. A viagem que a levou até lá durou quase três anos. Os cientistas esperam que a nuvem de matéria levantada pelo impacto lhes forneça também dados, para além daqueles que lhes foram enviados pela sonda desde que ela começou a orbitar a Lua.
A Lua tem mais de cem mil crateras, resultantes das frequentes colisões a que é sujeita por meteoritos. No dia 3 de Setembro, ficará com mais uma cicatriz, essa infligida pelo Homem a sonda da Agência Espacial Europeia "Smart-1" vai cair no Lago da Excelência e deixar no nosso satélite um sinal com três a dez metros de extensão e um de profundidade. A região prevista para o impacto é uma planície vulcânica rodeada por montanhas.
A "Smart-1" está equipada com sete instrumentos de alta precisão que têm enviado para Terra elementos sobre a topografia lunar e a composição química do satélite. Um deles, um espectómetro, deu aos cientistas a informação de que as rochas lunares têm quatro grandes componentes alumínio, sílica, magnésio e cálcio.
A viagem dura há quase três anos, mas só desde há 16 meses a "Smart-1" começou verdadeiramente a sua missão, ao entrar na órbita lunar. Agora, o impacto foi programado para 3 de Setembro, data em que a posição da Lua face à Terra e ao Sol permitirá melhor visibilidade. Para tanto, foram feitos manobras de ajustamento da trajectória. Com isso, os grandes telescópios instalados na Terra poderão acompanhar o momento do impacto, estando ainda por saber se os privilegiados serão os da Austrália, América, África ou Europa.
A missão do "Smart-1" foi muito prolongada para além dos seis meses previstos de exploração. E isto porque a Agência Espacial Europeia recorreu ao uso da propulsão eléctrica solar, feito pela primeira vez em viagens interplanetárias.

In JN


A Europa vai chegar à lua e vai ganhar uma nova cratera criada pelo homem. Segundo a ESA o impacto vai ter lugar às 07:41 CEST(Central European Summer Time). A esta hora terminará uma viagem que teve um total de 100 milhões de Km com apenas 6o litros de combustível (a distância da terra à lua é de apenas 385000 Km mas a sonda percorreu muito mais porque esteve em orbita elíptica à volta da terra afastando-se progressivamente até ser capturada pela gravidade lunar 14 meses após o lançamento ficando em órbita da lua até agora).
Se quiserem saber mais, cliquem aqui para o link para a página da ESA com um artigo mais completo acerca da SMART-1.

4 Comments:

Blogger Rui Martins said...

mas acho que o "buraco" vai ser muito pequenino, tipo uns 4 ou 5 metros de diâmetro... enfim. Esperemos que sejam notados vestígios de água (gelo) na nuvem do impacto! isso iria facilitar o estabelecimento de bases permanentes na Lua...

10:27 da manhã  
Blogger Kaos said...

Não me parece que a esperança do Rui de se encontrarem vestigios de água se concrtetizem. Um buraco muito pequeno e se existir água esta deverá estar a uma mior profundidade, embora duvide da sua existencia. Mas, tudo quanto aprendermos será positivo
abraço

11:29 da manhã  
Blogger Rui Martins said...

mas parece q há indícios de água na Lua, isso pelo menos foi o resultado de algumas leituras tidas no ano passado... E como nalgumas crateras lunares existe escuridão total ao longo do ano, não é impossível que o gelo aí sobrevivesse...

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depois veremos quem tem razão, o Kaos ou o Rui :)
Já só faltam alguns dias!

abraço

11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home