segunda-feira, outubro 30, 2006

Alterações Climáticas. Continuam a achar que não nos afecta?

Portugal dos mais afectados com aquecimento global

Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus mais afectados pelo aquecimento global, segundo um relatório britânico divulgado, que aponta consequências como a falta de água, as ondas de calor e os fogos florestais, noticia a agência Lusa.
O relatório Stern, encomendado pelo governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, evidencia as grandes variações climáticas na Europa salientando que as regiões vão ser afectadas de maneira diferente.
«O Mediterrâneo vai assistir a um aumento do stress hídrico, ondas de calor e fogos florestais. Portugal, Espanha e Itália serão os países mais afectados. Isto poderá levar a uma mudança para Norte no que respeita ao turismo de Verão, agricultura e ecossistemas», refere o documento.
O Norte da Europa poderá registar um aumento na produtividade agrícola (com a adaptação à subida das temperaturas) e menos necessidade de gastar energia no Inverno.
Mas os verões mais quentes vão aumentar a necessidade de ar condicionado.
O derretimento das neves alpinas e padrões de precipitação mais extremos podem aumentar a frequências das cheias nas principais bacias hidrográficas como as do Danúbio, Reno e Ródano.
O estudo prevê também que muitos países costeiros em toda a Europa sejam vulneráveis à subida do nível do mar.
A Holanda, onde 70 por cento da população seria ameaçada com uma subida de um metro no nível do mar, é o país que se encontra mais em risco.
O relatório refere ainda que os países desenvolvidos de latitudes mais baixas (caso de Portugal) são os mais vulneráveis.
A escassez de água nesta região vai limitar o efeito de fertilização do carbono e levar a quebras substanciais na agricultura.
Os custos dos fenómenos extremos como tempestades, cheias, secas e ondas de calor vão aumentar rapidamente com temperaturas mais altas, neutralizando alguns dos benefícios iniciais associados às alterações climáticas.
As ondas de calor, como a que aconteceu na Europa em 2003, provocando a morte de 35 mil pessoas e prejuízos de 11,7 mil milhões de euros na agricultura, serão comuns em meados do século.
Nas latitudes mais baixas, espera-se um aumento global do consumo de energia, devido à maior procura de ar condicionado no Verão.
Nestas regiões, as mortes durante o Verão devem ultrapassar a redução de óbitos durante o Inverno, levando a um aumento global da mortalidade.
Da mesma maneira, o turismo pode mudar-se para norte, já que as regiões mais frias vão passar a ter verões mais quentes, enquanto as regiões mais quentes do Sul da Europa vão sofrer uma maior frequência de ondas de calor e reduzir a disponibilidade de água.
In PortugalDiário
Ainda acham que não nos afectam as alterações climáticas. Cá está mais um estudo que nos informa de como vamos ser prejudicados. É urgente que tomemos medidas para prevenir, para depois não termos de remediar. Todos os pequenos gestos contam. Acreditem!!!
Um Abraço,
Outsider.

6 Comments:

Blogger tb said...

É verdade amigo. Pois contam mas parece que há pessoas que ainda não sabem, ou não querem saber. Sobretudo aquelas que têm poder para alterar o rumo das coisas...
Jinhos

5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O aspecto tristemente irónico desta questão é que os países mais poluentes se situam quase todos em latitudes muito nortenhas, precisamente as únicas que ainda vão beneficiar alguma coisa com o Aquecimento... Perdem muita e importante costa (as suas maiores cidades estão junto à costa), mas em países como o Canadá, o RU, o norte dos EUA e a Escandinávia e a Rússia poderão beneficar de um recuo dos gelos e do avanço das florestas para norte...

mas prejudicados serão os países africanos, sul-americanos e mediterrânicos, os quais já, maioritariamente, estão fora do actual padrão de "Desenvolvimento"...

11:28 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Prega-se no deserto... só vai alguém ouvir... quando for tudo mesmo um deserto... de gelo!

2:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece que aí pelo Porto já não havia um dia tão quente nesta altura há uns 60 anos... E é que nem se nota que algo está mal... E as transformações etsão a acontecer a um ritmo bem acelarado! Prontos para umas catástrofes naturais?

Abraço!

12:29 da tarde  
Blogger euseinadar said...

Claro que no Porto tivemos um dia quente!!! Parece que esse dia até foi uma noite, de acordo com o Instituto de Meteorologia! E não é que foi na noite em que limpámos o sebo ao slb?! Coincidência do carago!

3:14 da tarde  
Blogger Kaos said...

Perante este cenário ainda há quem se recuse a mudsar seja lá o que for. Continuam a haver governos a pedir a cientistas para mentir sobre o assunto para assim poderem continuar a sua politica de enriquecimento. Não prevejo um bom mundo no futuro (já agora não é muito bom)
abraço

2:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home