quarta-feira, outubro 18, 2006

SCUT - Sempre Custosa para o UTilizador

A introdução de portagens em três auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) vai render ao Estado 100 milhões de euros por ano, assegurou hoje o Ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações.
O Estado vai pagar de renda às concessionárias das SCUT da Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral - Lusoscut e Euroscut - 200 milhões de euros em 2007, indicou Mário Lino.
O Governo vai agora entrar num processo de negociação com as concessionárias e, paralelamente, terá que ser desenvolvido um estudo sobre a aplicação da cobrança naquelas vias.
"Tudo isto vai demorar alguns meses, mas espero que [a introdução de portagens] comece a ser aplicada em 2007", afirmou Mário Lino, num encontro com jornalistas.
Actualmente estão em funcionamento sete auto-estradas sem custos para o utilizador em Portugal atribuídas a quatro concessionárias: Lusoscut (Mota-Engil), Euroscut (Ferrovial) Scutvias (Teixeira Duarte) e Norscut (Eiffage).
In JN


Eu não gosto muito de discutir política aqui no meu blog, mas há casos gritantes que têm que ser mencionados e questionados. Este é um desses casos.
O PS mais uma vez quebra promessas eleitorais, e vai colocar portagens nas SCUT. Depois de ter dito ao país em plena campanha eleitoral, que não iria aumentar os impostos nem colocar portagens nas SCUT, mais uma vez o Eng. Sócrates mostra como é mentiroso. Faz lembrar um certo Primeiro Ministro de um país que se chama Hungria...
Mais o que mais me intriga não é isso. O que me intriga é o facto de, em sete SCUT existentes, apenas vão ser colocadas portagens em três. Por coincidência essas três têm origem no Porto. Quem vai terrivelmente afectado por esta medida vão ser as populações dos municípios da área metropolitana do Porto e municípios adjacentes no minho e beira litoral. Isto leva-me a efectuar algumas questões: As pessoas do Norte têm mais dinheiro que as do Sul? Porque é que as restantes SCUT não vão ter custos? Não são os Portugueses todos iguais? Será que as razões para esta diferença, nos ultrapassam, pois tem a ver com interesses entre o governo e as concessionárias? Esta última parece-me ser a explicação mais provável...
É de facto muito estranha esta medida. Esquecendo o facto da mentira de campanha eleitoral, estranho a discriminação efectuada em quais as estradas que vão passar a ser pagas. Já que vão colocar portagens nas SCUT, coloquem em todas. Ou será que existem concessionárias que são amigas do governo e outras não? Dá que pensar, não dá?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é cada vez mais evidente o divórcio entre Promessas Eleitorais e Acção efectiva quando no Governo é cada vez mais evidente governo após governo... Isto à custa da incultura massiva da nossa população... Até quando?

6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que me chateia é qeu é sempre o mesmo. Depois em tempos de campanha tudo se esquece como se a esponja limpasse tudo.
Num país onde a saúde está pelo preço da morte, como não pagar as estradas também, para encher os bolsos aos amigos...
jinhos

9:02 da tarde  
Blogger DML said...

Claro! Os que iam ser fodidos tinham que ser do Norte do país! O que é bonito é que a qualidade de vida é melhor em Lisboa mas nos é que vamos pagar mais! É vergonhoso todas estas amizades e interesses, graças ao poder central, que so lhes interessa Lisboa e Porto que se foda!

Este governo ja tem uma acumolação de cartões vermelhos insuperavel!

Abraço

10:07 da manhã  
Blogger Kaos said...

Infelizmente neste caso não tenho dados suficientes para poder criticar ou elogiar. Primeiro gostava de dizer que concordo com a ideia da existencia de auto-estradas sem portagens. Deveriam ser todas e não só algumas, mas se é necessário que se pague então que se salvaguardem as existentes em zonas mais carentes. Aqui em Lisboa nem sabemos o que é isso de auto estradas sem portagens. Há muito que todas são pagas. Confesso que não sei se nesses três casos de que falas já estão reunidas as condições que tinham sido colocadas para passarem a ser pagas ou se simplesmente é uma forma de pouparem mais dinheiro sem estarem cumpridos os critérios. Vou esperar para ver os números, e depois logo tomarei uma posição.
abraço

10:54 da manhã  
Blogger José Pires F. said...

Só não concordo com uma coisa deste post, é quando dizes que o Sócrates te faz lembrar o PM da Hungria. É que, esse admitiu ter mentido aos seus compatriotas, enquanto que Sócrates desculpa todas as suas mentiras, com a mentira de que não sabia o estado em que o país estava.

A palavra de ordem é: esmifrar os portugueses. Agora tocou ao Porto, porque a questão é mais suave, ou seja: existe a possibilidade de esconderem o incumprimento da palavra dada aos portugueses com a argumentação de que são SCUT’S no litoral.

Eu pela minha parte já fiz um pedido lá em casa; pedi para me atirarem com alguma coisa pesada, se mais alguma vez, me ouvirem dizer que vou votar no PS.

Grande abraço.

1:57 da tarde  
Blogger Outsider said...

Rui: Vamos a ver até quando...
Abraço

tb: Daqui a pouco neste país paga-se tudo...
Beijos.

dml: Esta questão não tem a ver com Lisboa. Eles lá pagam tudo e mais alguma coisa. Até pagam nas pontes para entrar na cidade.
O que eu quero que me expliquem é a via do Infante...
Abraço.

Kaos: Já estive a ver os números e cheira-me a esturro... Um dos requesitos é a viagem alternativa durar até 1,3 vezes mais do que pela SCUT. No caso da A28 para Viana do Castelo demora-se pela SCUT 50 minutos e pela EN13 demora-se 2 horas e meia, devido a mais de 50% desta via ter como limite de velocidade 50 Km/h, além de grande pate do traçado serem estradas municipais, com filas intermináveis, passadeiras e semáforos. Claro que se for o ministro da Economia ao volante é capaz de ser mais rápido...

Piresf: Caro Pires, tens toda a razão!! O PM da Hungria admitiu que mentiu. O nosso esconde-se atrás de subterfúgios para encobrir as suas mentiras descaradas. Quanto ao resto, também não será com o meu voto que estes aldrabões serão novamente governo.
Um Abraço.

7:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vocês falam falam, mas andais sempre a votar nos mesmos cabrões? Qual a diferença entre um aldrabão PS e um aldrabão PSD? É tudo a mesma merda! E os outros 3 que estão na AR são outros cabrões mentirosos! Alternativas? Não sei! Não vejo saída! Por isso eu vou votando quase sempre naqueles minorcas que nem sequer sentam o cú na AR. Mas será que ainda alguém acredita em promessas eleitorais??? Vocês votam de acordo com as baboseiras que os cabrões dizem na campanha? E acreditais no Pai Natal? E na fada do dentinho? Uma coisa é certa, nisso o Santana Lopes não mentiu, pois disse q as scuts eram para pagar. Mas mentiu noutras coisas. Soluções... Pois, não faço ideia, mas uma coisa garanto, enquanto se for alternando o poder entre estas dois bandos o país vai ficar cada vez mais mergulhado na merda. E as scuts a serem pagas serem todas no Norte, lá está outra... Mas os Portugueses gostam de ser enrabados... Começo a achar que na nossa genética colectiva está o gene da rabetice, uma vez que apesar de enrabados, continuam sempre a votar nos mesmos cabrões. 30 anos de democracia não chegam para aprender????

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros Amigos

Nós Municipes da Maia estamos contra as Portagens sem sombra de dúvidas, pois andamos a pagar até 1995 o IC.24 hoje A.42 um Imposto que a Autarquia cobrava através da Contribuição Autárquica…e mais não dizemos!

Mas o que nos trás aqui e na impossibilidade de conseguir enviar um e-mail à Comissão de Utentes, é no sentido de eventualmente conhecer alguém ligado a este Movimento, informá-los de que se deveria envolver não só os Munícipes de cada Concelho, mas também as Entidades de Socorro e Salvamento, bem como as Empresas de Ambulâncias privadas.

SERÁ QUE ALGUÉM JÁ SE LEMBROU DE OS CONVOCAR TAMBÉM ????

Isto porque, estas Instituições irão também ser afectadas, pois só os veículos de Socorro estão Isentos de Pagamento (desde que circulem com Marcha de Urgência), mas as viaturas de Transportes de Doentes irão pagar como os outros, o que irá acarretar despesas extras para estas Instituições já de si debilitadas financeiramente...e os Doentes...

Assim, agradecemos que façam chegar esta missiva a quem de direito e que os convoquem para esta Marcha.

Vejam o exemplo do fecho dos Centros de Saúde em que se viu nas Televisões a participação dos Bombeiros, CVP e empresas de Ambulâncias privadas.

A mobilização deve ser geral, ok??????????

Cumprimentos e dia 24 (Sábado) lá estaremos na Marcha Contra as Portagens, ver o Link:

http://www.naoasportagensnasscuts.com/index.php

com os locais de Saída e Horários.

8:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home