terça-feira, outubro 17, 2006

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza


Chega de promessas! Essa é a mensagem que será enviada, hoje, à classe política. No Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, serão lembradas as 800 milhões de pessoas que todos os dias vão para a cama com fome. Só em Portugal, 21% da população, cerca de dois milhões, está no limiar da pobreza. Segundo o presidente da delegação nacional da Rede Europeia Anti-pobreza, a maior parte desses estão no Norte do país. Por isso, exige-se coragem política para enfrentar o problema até ao fim.
"Em Portugal, há um desequilíbrio muito grande. Temos uma percentagem razoável de pessoas que vive bem e depois temos 21% da população a viver a baixo do limiar da pobreza. É um problema de justiça, de distribuição de riqueza", apontou, ao JN, Agostinho Jardim Moreira.
O presidente da delegação portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza referia-se, assim, ao facto de as 100 maiores fortunas portuguesas representarem cerca de 17% do Produto Interno Bruto (PIB) enquanto 12,4% da população activa vive com o salário mínimo nacional. E, se por um lado, pouco mais de dez mil pessoas têm rendimentos a cima dos 816 mil euros anuais, um em cada cinco portugueses, isto é, 21% da população total, sobrevive no limiar da pobreza.
Hermana Cruz In JN


Depois de ontem ter sido o Dia Mundial da Alimentação, hoje é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Todos sabemos que a fome está intimamente ligada à pobreza e por isso é que são tão importantes estas chamadas de atenção ao mundo. Se ontem falava de 800 milhões de pessoas com fome no mundo, hoje falo de 2 milhões de Portugueses no limiar da pobreza. Esta é uma realidade que está aqui à nossa porta, ao nosso lado e parece que não se vê... Pelo menos parece que a nossa classe política se esforça por não a ver...
Estamos habituados a pensar que a pobreza extrema e a fome só acontecem em África e na Ásia, mas como vemos, isto não é de todo verdade e cá em Portugal também temos a nossa quota parte. E não é pequena!!!

4 Comments:

Blogger DML said...

Outsider,
Focaste um ponto muito importante e muito grave na nossa sociedade.
O grave é que as campanhas que ha para ajuda é tudo para ajudar os países estrangeiros, nao digo nao ajudar as pessoas que morrem a fome em Africa e noutros locais, mas meus amigos acho que primeiro devemos ajudar os nossos compatriotas, os Portugueses que vivem nestas condições!
Primeiro estão os nossos!
Por isso as campanhas deviam comecar a focar-se em ajudar todos os Portugueses que vivem nessa situação!

Abraço

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens tido posts com temáticas muito importantes! A pobreza é outro grande problema e por vezes está bem perto de nós. Aliás, parece-me que está a ressurgir... É que o dinheiro não dá para tudo e muita gente já está "com a corda na garganta"

Abraço!

*Viste o meu mail?

1:00 da manhã  
Blogger Kaos said...

Ainda me lembro de no tempo da outra Senhora a pobreza e o anafabetismo serem os dois maiores flagelos deste país. Com o 25 de Abril veio a esperança e muitos desses males foram mitigados. Imfelizmente com a chagada ao poder do neo-liberalismo. insensivel a estas coisas, entrámos de novo num camibho descendente e se os números já hoje são assustadores o futuro nada parece trazer de bom.
abraço

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha, surrupie-te este post para o CAUSAS.

Abraço!

5:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home