sábado, abril 28, 2007

Férias


Meus amigos, peço desculpa pela falta de visitas aos vossos blogs e pela falta de posts aqui, mas estou de férias e assim vou continuar até ao dia 1 de Maio. A partir do dia 2 tudo voltará ao normal. Peço desculpa por só agora avisar.
Um grande Abraço a todos!

terça-feira, abril 24, 2007

Boas notícias



Irlandeses investem em parque eólico

Uma empresa de capitais irlandeses e portugueses anunciou esta semana que pretende construir em Bragança o maior parque eólico europeu, num investimento de 800 milhões de euros, que comparou a "uma segunda Autoeuropa neste canto de Portugal".

Com este projecto, a Airtricity Energias Renováveis quer entrar no mercado português da energia, produzindo e vendendo directamente ao consumidor.

A nova empresa resulta de uma parceria entre a Airtricity irlandesa, que está a desenvolver projectos do género em vários países, e a empresa portuguesa Enerbaça-Energias Renováveis.

Segundo explicou o presidente da Enerbaça, Luís Pinho de Sousa, os 400 a 600 MW de energia que estima sejam produzidos neste mega parque eólico dará para "alimentar entre 15 a 20 cidades" como Bragança, que tem cerca de 20 mil habitantes.

Tanto Luís Pinho de Sousa como o presidente da Airtricity, Paul Dowling, tencionam ter a funcionar "o primeiro aerogerador dentro de um a dois anos", embora ainda não esteja concluído o processo que permitirá avançar com o projecto.

Os promotores estão já em negociações para o arrendamento de terrenos que se estendem pelos concelhos de Bragança e Vinhais. O projecto está, no entanto, ainda dependente de estudos e autorizações, nomeadamente ao nível ambiental, já que será desenvolvido em pleno Parque Natural de Montesinho, uma área protegida.

Os promotores prometem "centenas de postos de trabalho indirectos durante a construção".
In JN


Mais uma vez, os estrangeiros mostram que estão atentos a boas oportunidades de negócio na área das energias renováveis no nosso país. No caso de Serpa foi a General Electric(Americana) neste caso é a Airtricity(Irlandesa). Será que por cá não temos ninguém que abra os olhos e veja que isto são investimentos de futuro? Seja como for, isto são boas notícias, pois teremos produção de electricidade limpa para entre 300 a 400 mil habitantes. A juntar à maior central fotovoltaica do mundo passaremos a ter o maior parque eólico da Europa. Esperemos que o projecto possa ir para a frente, pois além de criar empregos, teremos produção limpa de energia. Estes projectos dão-nos grande visibilidade internacional e podem atrair outro tipo de investimentos, mas por cá parece que anda tudo a dormir...

segunda-feira, abril 23, 2007

Bodas de Prata



Peço perdão a todos os amigos que me visitam e não são Portistas, ou que simplesmente não gostam de futebol, mas não posso deixar passar esta data em claro.

Há 25 anos atrás, chegou à presidência do Futebol Clube do Porto um homem que se chama Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Chegou à presidência com a promessa de levar o FCP a uma final Europeia e de rebaixar o relvado do estádio das Antas.
Na altura muita gente não acreditava que isso fosse possível, principalmente os adeptos de outros clubes, visto que o FCP até há bem pouco tempo (época de 1977/1978) tinha passado 19 anos sem ganhar o campeonato nacional. Este jejum foi terminado por Pinto da Costa, ainda não como presidente, mas como director do departamento de futebol. Para aceitar o cargo de director, exigiu da direcção o treinador José Maria Pedroto, escolha acertada como se viu, pois logo na primeira época ganhou a taça e na época seguinte (1977/1978) venceu o campeonato que fugia ao FCP há 19 anos.
Como presidente, Pinto da Costa não só cumpriu o que prometeu, como fez muito mais... Pegou num clube que na altura era um clube de bairro e que quando passava abaixo do Rio Douro já estava a perder 1-0, e transformou-o numa potência do futebol nacional e europeu.

O estádio das Antas foi rebaixado em 1986, tendo sido assim cumprida a promessa, mas, Pinto da Costa foi mais longe, porque hoje o FCP tem o estádio do Dragão, quanto a mim o mais bonito estádio Português.
Quanto à promessa de levar o FCP a uma final Europeia, essa foi cumprida de uma forma estrondosa. O FCP não só foi a uma final Europeia, como venceu 4 finais(uma Taça dos Clubes Campeões Europeus-1987, uma Supertaça Europeia-1987, 1 Taça UEFA-2003, uma Liga dos Campeões-2004). Nunca me vou esquecer do dia 27 de Maio de 1987, quando depois de 77 minutos de sofrimento, Madjer com o seu calcanhar e Juary colocaram o FCP nos píncaros da Europa vencendo a Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Bayern de Munique. Recordo várias pessoas a chorar de alegria e recordo especialmente a linda Avenida dos Aliados, como era antes da intervenção de Siza o Huno, cheia como nunca a tinha visto até então e arrisco-me até a dizer, cheia como nunca mais esteve, pelo menos eu nunca mais a vi assim. Nesse ano o Porto conquistou ainda a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia, fazendo assim o pleno para espanto de todos e gáudio dos adeptos Portistas. Recordo também a final de sofimento da Taça UEFA em 2003. Nesse dia às 2 da tarde já estava no café a marcar o lugar onde ia ver o jogo. O café parecia um estádio, cheio de cachecois e bandeiras e o dono(Benfiquista) até pôs o CD dos Super Dragões a tocar. Depois de um jogo de nervos em que o Porto marcava e o Celtic marcava logo a seguir, quando o Derlei fez o 3-2, o café explodiu de alegria e era ver cerveja pelo ar, cadeiras no chão e toda a gente abraçada aos saltos. No final do jogo nem conseguia falar, mas a minha alegria era imensa! Que grande jogo e que grande emoção, 16 anos depois eu voltava a ver o Porto vencer uma final Europeia. No ano a seguir o FCP venceu a liga dos Campeões, mas a final não teve a emoção da anterior, pois o FCP dominou o jogo completamente. Por todas estas alegrias é que, acho que Pinto da Costa merece o meu reconhecimento.

Mesmo com todas suspeitas (pelas quais, se forem provadas, deve ser punido), polémicas e tentativas de afastamento, este homem deixou uma marca indelével no futebol Português, pois colocou o FCP e por arrasto a cidade do Porto nas bocas do mundo. Claro que isso trouxe desgostos e amarguras a muita gente (especialmente aos 6 milhões...) e por isso é uma personagem tão polémica, pois nunca se calou e contra tudo e contra todos, sempre defendeu com unhas e dentes o seu clube.

Esta é a minha simples homenagem ao homem mais odiado de portugal, não tenham dúvidas, ele é mesmo o mais odiado, que por mim pode ficar pelo menos mais 10 anos à frente do meu clube do coração, pois não há no futebol nenhum outro dirigente que lhe chegue aos calcanhares.

Peço perdão por este post revelador da minha "clubite", mas que diabo, um blog também serve para mostrarmos o que nos vai na alma, em plena liberdade, sem receios. Estou certo que todos os que me visitam compreeenderão.
Os meus parabéns ao "Papa". :)

sábado, abril 21, 2007

Thinking Blogger Award


Os meus amigos Rui Martins e Kaótica concederam-me a honra de nomear este meu cantinho com este galardão. Apesar de achar que é imerecido, fico muito honrado. Mais honrado fico, por a nomeação vir de dois blogs infinitamente superiores a este e por se tratarem de dois bons amigos. Vou fazer os possíveis por merecer este prémio e não desiludir.

Não consigo nomear apenas cinco blogs para este prémio, por isso, como não quero ser injusto e já todos estão habituados à maluquice deste blog, vou nomear os que me apetecer. Eles são:

- Ideias Fixas do meu amigo Sá Morais. Este foi um dos primeiros blogs que visitei e um dos que mais me motivou a criar um blog. Comecei por ficar viciado nos Quizs, depois nas rapidinhas, depois em tudo. Asempre presente defesa dos direitos dos animais mostra bem o grande carácter deste grande amigo. O Sá Morais é também escritor, leiam a sua excelente obra Goor – A crónica de Feaglar I que não se vão arrepender!

- Quintus do meu amigo Rui Martins. Um blog interessantíssimo, onde aprendemos muita coisa, que juntamente com o Ideias Fixas me viciou na blogosfera. Além do meu vício diário dos Quids, temos muitos mais temas interessantíssimos, que vão desde o Budismo, o Quinto Império, análise do panorama bélico e espacial até ao Lost.

- WeHaveKaosinTheGarden do meu amigo Kaos. Um blog de referência, que ultimamente atingiu um enorme grau de notoriedade. Esta notoriedade é inteiramente merecida, pois o Kaos entrega-se de corpo e alma à criação das suas imagens (bonecos como ele lhes chama), gastando grande parte do seu dia a trabalhar no blog, quer seja em novas criações, quer seja a responder a toda a gente que por lá comenta. É assumidamente um blog de crítica política onde a genialidade das imagens e das críticas nos prendem de imediato.

- O Pafúncio da minha amiga Kaótica. Aqui podemos sempre encontrar uma bela poesia, mas também regozijar-nos com uma inteligente crítica ao que vai de mal neste país ou então ficar a saber de um evento cultural. Esta amiga defende com unhas e dentes os seus ideais, lutando sempre por um mundo mais justo. Ultimamente a sua grande luta tem sido a defesa da escola pública.

- Linhas de Pensamento da minha amiga tb. Se gostam de poesia e de belas fotos, este é o blog indicado. Que belos poemas cria esta minha amiga, que nos consegue dizer tanto em apenas numa frase, basta saber ler as entrelinhas…

- O Blog da Nalga do meu amigo Dae-Su Oh. O Dae é também um excelente criador de imagens. Cria imagens geniais que usa para fazer a crítica ao que de mal se passa neste país.

- O Sino da Aldeia do meu amigo JPG. Já aprendi muito com o professor Jorge. A sua vocação de pedagogo é claramente espelhada no seu blog, onde aprendemos sempre qualquer coisa. Também não deixa os créditos em mãos alheias na altura de analisar o que está mal. Recomendo também uma visita ao Coffee Time e à Tasca da Malta, que são dois blogs mais descontraídos onde o Jorge gosta de receber os amigos.


Muito ficou por dizer acerca destes amigos, pois como sabem não tenho muito jeito para escrever, por isso peço-lhes perdão por as pequenas descrições não serem dignas da excelência de cada um destes blogs.

quarta-feira, abril 18, 2007

Momento de poesia

Hoje decidi trazer um pouco de cultura e seriedade ao meu blog. Para não dizerem que é só palhaçada e javardice, decidi presentear-vos com um momento de poesia. Trata-se de um poema de autor desconhecido, que julgo ser o poema preferido do Sr. primeiro ministro. Desconfio que também deve ser o poema preferido do Castelo Branco, Cláudio Ramos, Carlos Castro e outros afins...
Sem mais delongas, eis a obra para vosso escrutínio...


O CUME

No alto daquela serra
Semeei uma roseira
O mato no Cume arde
A rosa no Cume cheira

Quando cai a chuva grossa
A água o Cume desce
O orvalho no Cume brilha
O mato no Cume cresce

Mas logo que a chuva cessa
Ao Cume volta alegria
Pois volta a brilhar depressa
O sol que no Cume ardia

E quando chega o Verão
E tudo no Cume seca
O vento o Cume limpa
E o Cume fica careca

Ao subir a linda serra
Vê-se o Cume aparecendo
Mas começando a descer
O Cume se vai escondendo

Quando cai a chuva fria
Salpicos no Cume caiem
Abelhas no Cume picam
Lagartos do Cume saem

À hora crepuscular
Tudo no Cume escurece
Pirilampos no Cume brilham
E a lua no Cume aparece

E quando vem o Inverno
A neve no Cume cai
O Cume fica tapado
E ao Cume ninguém vai

Mas a tristeza se acaba
E de novo vem o Verão
O gelo do Cume cai
E todos ao Cume vão
Autor desconhecido

terça-feira, abril 17, 2007

Nova obra do mestre Tolkien


«As mais antigas versões desta história remontam ao final da primeira Guerra Mundial e aos anos que se seguiram; mas, muito depois, quando O Senhor dos Anéis estava terminado, ele escreveu-a de novo fê-la crescer grandemente em complexidade: ela tornou-se a história dominante no seu trabalho final sobre a Terra Média. Mas o meu pai não conseguiu levá-la a uma forma final e acabada. Neste livro, tentei construir, após um longo estudo dos manuscritos, uma narrativa coerente, sem qualquer intervenção editorial.»
Christopher Tolkien

É hoje lançado o "novo" livro de Tolkien. O mestre começou a escrevê-lo há 87 anos atrás e entrentanto colocou-o em espera em detrimento de outras obras, nunca o tendo terminado. O seu filho Cristopher Tolkien, concluiu a história. Não é a primeira vez que Cristopher se entrega a uma tarefa deste tipo, pois desde a morte do pai em 1973 que este se tem dedicado a editar e publicar textos inéditos, como são exemplo as obras "O Silmarillion" e os "Contos inacabados de Numenor e da Terra Média".
Este livro já está na minha lista de compras, pois não posso perder mais uma obra de um dos mais geniais autores de todos os tempos. Até já tenho lugar para ele ao lado de Goor - A Crónica de Feaglar I, uma obra fantástica de outro autor genial.

quinta-feira, abril 12, 2007

Foi há 46 anos...

No dia 12 Abril de 1961 foi lançada a missão Vostok I a partir do Cosmódromo de Baikonur, com Yuri Gagarin a bordo.
O vôo de Gagarin consistiu em apenas uma órbita da terra a uma altitude de 315 km, num vôo que durou apenas 108 minutos. Regressou são e salvo à terra tendo-se ejectado da cápsula a uma altitude de 7 Km do solo, aterrando de pára-quedas.
Nesta missão, Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".
Esta foi a órbita percorrida pela Vostok I.


Foi há 46 anos que o homem chegou ao espaço e começou a aventura espacial. Esta data é um marco para aqueles que como eu, mantêm ainda o mesmo desejo que tinham em criança de ser astronautas e sonham ainda em ir ao espaço e flutuar sem gravidade. Eu continuo a alimentar este sonho, quem sabe não me sai o euromilhões e eu o realizo...

segunda-feira, abril 09, 2007

A minha autocaravana...

Meus amigos, antes de mais quero pedir-vos desculpa pois não tenho vindo actualizar o meu blog nem vos tenho visitado, mas o fim de semana prolongado aliado à falta de pachorra, assim o ditaram.

Hoje mostro-vos as fotos da autocaravana que comprei para ir passear e passar férias. O carrito vermelho é o substituto ideal para a habitual bicicleta, não acham?







quarta-feira, abril 04, 2007

Desafio 33 Outminder

Qual a marca e o modelo deste carro?

terça-feira, abril 03, 2007

Desafio 32 Outminder

Qual é a marca e o modelo deste carro?