Mancha Negra
Uma associação de consumidores e outra de cidadãos auto-mobilizados lançaram hoje uma campanha para recolher denúncias através da Internet sobre os "pontos negros" detectados nas vias públicas.
Na apresentação da iniciativa, a associação de defesa dos consumidores DECO e a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) não pouparam críticas aos responsáveis técnicos pelas infra-estruturas rodoviárias, às autarquias e ao Estado."O discurso oficial vai muito no sentido de responsabilizar apenas os condutores pelos acidentes, sonegando muitas vezes os problemas que dizem respeito à própria estrada e que envolvem os projectistas, as autarquias e as entidades responsáveis pelas infra-estruturas", salientou o secretário-geral da DECO, Jorge Morgado.
Para Manuel João Ramos, presidente da ACA-M, "os cidadãos são os principais interessados na sua segurança rodoviária", mas "os técnicos e os engenheiros acham que não é necessária a sua participação".O responsável da ACA-M explicou que o conceito de "ponto negro" não deve implicar necessariamente a morte de pessoas."
Para a Direcção Geral de Viação existem pouco mais de cem `pontos negros´. Para nós, existem 1300, porque os critérios adoptados são diferentes. Nós achamos que não é necessário morrerem cinco pessoas num determinado local para assinalar um problema, mas sim identificar uma acumulação de irresponsabilidades. A atitude deve ser preventiva", considerou Manuel João Ramos.
O mesmo dirigente lembrou que num estudo da GNR recentemente divulgado, seis por cento dos acidentes eram atribuídos à exclusiva responsabilidade das estradas.
Os utilizadores das estradas e das auto-estradas vão poder colaborar na identificação e resolução dos problemas através de um formulário acessível nos sites da DECO (http://www.deco.pt/) e da ACA-M (http://www.aca-m.org/) .As associações prometem enviar as denúncias para as entidades responsáveis para tentar resolver as falhas identificadas.
In Público
Parece-me uma boa iniciativa. Mas acho que vai haver um problema, é que, à quantidade de pontos negros existentes nas nossa estradas, vamos ter uma mancha negra em vez de alguns pontos negros...